Deus pode ser conhecido pelos seres humanos? Jó 11:7


PROBLEMA: Jó parece querer dizer que Deus não pode ser conhecido pela razão humana. Paulo também declarou que os juízos de Deus são "insondáveis... e... inescrutáveis, os seus caminhos!" (Rm 11:33). Por outro lado, a Bíblia declara que Deus se revelou a todos os homens (Rm 1:20), de modo que eles são "indesculpáveis" (v. 20). Com efeito, à Bíblia é referida como sendo uma revelação especial de Deus, pela qual podemos conhecê-lo e servi-lo (2 Tm 3:16-17).

SOLUÇÃO: Deus não pode ser conhecido direta e completamente nesta vida: "Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido" (1 Co 13:12). Deus pode ser conhecido "por meio das cousas que foram criadas" (Rm 1:20), mas em si mesmo ele não pode ser conhecido. O seguinte contraste nos dá um resumo dos modos pelos quais Deus pode e não pode ser conhecido:

COMO DEUS NÃO PODE SER CONHECIDO
COMO DEUS PODE SER CONHECIDO
Ele mesmo
(Sua essência)
Por meio da sua criação
(Seus efeitos)
Diretamente
Indiretamente
Completamente
Parcialmente
Como espírito
Como encarnado em Cristo

Embora seja verdade que "Ninguém jamais viu a Deus [em sua essência]..." (Jo 1:18), "...o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou". Assim, Jesus pôde dizer: "Quem me vê a mim vê o Pai" (Jo 14:9).


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog