A Bíblia Não Diz Que o Sacrifício de Jefté Foi Deixar Sua Filha Solteira Para Sempre


O capítulo 11 de Juizes narra o tremendo livramento que Deus deu aos israelitas, através de Jefté, O gileadita. Nos versículos 30 e 31 Jefté fez um terrível voto ao Senhor:

"Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, aquilo que, saindo da porta da minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto."

Foi imprudente o voto e grande o azar de Jefté, pois quem primeiro saiu de casa foi sua única filha, o que fez Jefté rasgar seus vestidos em desespero. Já li comentários, de exegetas medrosos, afirmando que o holocausto foi o da virgindade da moça. Isto porque a jovem pediu a seu pai para chorar sua virgindade, junto com as suas compa­nheiras, pelos montes, por dois meses.

Por que esta idéia de "chorar a virgindade"? Sabemos, muito bem, que para os israelitas era uma tremenda desonra não gerar filhos e a mu­lher estéril ou que morresse solteira era considerada uma aberração ou mesmo uma abominação aos olhos de Deus.

A Bíblia diz que, ao voltar a moça, seu pai cumpriu nela o seu voto.

Holocausto sempre se refere à morte de um animal e até de seres humanos. Os pagãos ofereci­am seus filhos a Moloque e até israelitas fizeram isto (Levítico 20:2). Eram comuns, naquele tempo de desor­dem, votos loucos, semelhantes ao de Jefté.

Não sei porque existem teólogos que gostam de minimizar, ocultar, eufemizar e até torcer a verdade clara da Bíblia, semelhante ao grande inquisidor da Idade Média que disse: "Deixa, Cristo, sabemos cui­dar da Tua Igreja melhor do que tu mesmo"!

O que a Bíblia NÃO DIZ
...mas muitos pregadores e mestres dizem!
Paulo de Aragão Lins

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog