Como Joel pôde fazer menção aos gregos, se este livro foi escrito antes do século IV a.C? Joel 3:6


PROBLEMA: De acordo com muitos eruditos, o livro de Joel foi escrito no século IX a.C. Entretanto, a referência aos gregos em Joel 3:6 indica que o livro pode ter sido escrito antes do século IV a.C.

SOLUÇÃO: Não é necessário supor que a menção aos gregos coloque a escrita deste livro no século IV a.C. O contexto do capítulo 3 é o juízo sobre as nações. Deus promete punição especificamente sobre os fênícios e os filisteus porque eles despojaram o povo de Deus e o venderam como escravo aos gregos "para os apartar para longe dos seus limites" (v. 6).

Os gregos são referidos em inscrições neobabilônicas bem antigas, ou seja, anteriores ao século VII a.C; e as tábuas lineares B de Creta indicam que o início da civilização e da língua grega foi por volta de 1500 a.C. Portanto, não há por que usar essa referência aos gregos para dar à profecia de Joel uma data no quarto século a.C.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog