Riscar o Nome do Livro da Vida?


Pergunta do Leitor: É possível perder a Salvação? Pergunto isso por causa de passagens como Ex 32:33, Sl 69:28 e Ap 3:5.

Ex 32:33 "Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro." 
Sl 69:28 "Sejam riscados do livro dos vivos, e não sejam inscritos com os justos."
Ap 3:5 "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."

Resposta: Paz Irmão Alexandre, creio que o texto abaixo é suficiente para sanar suas dúvidas:

Apocalipse 3:5 "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." 

Cristo promete a todo cristão verdadeiro que Ele de maneira nenhuma riscará o seu nome do livro da vida, mas confessará o seu nome diante do Pai e diante dos seus anjos. Incrivelmente, embora o texto diga exatamente o oposto, algumas pessoas assumem que esse versículo ensina que o nome de um cristão pode ser riscado do livro da vida. Assim, eles tolamente transformam uma promessa numa ameaça. 

Êxodo 32:33, alguns argumentam, apóia a idéia que Deus pode remover o nome de alguém do Livro da Vida. Nessa passagem, o Senhor diz a Moisés que “aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro”. Não há contradição, contudo, entre essa passagem e a promessa de Cristo em Apocalipse 3:5. O livro mencionado em Êxodo 32:33 não é o Livro da Vida descrito em Filipenses 4:3, e mais tarde em Apocalipse (13:8; 17:8; 20:12, 15; 21:27). Pelo contrário, refere-se ao livro dos vivos, o registro daqueles que estão vivos (cf. Sl. 69:28.). A ameaça, então, não é a condenação eterna, mas a morte física.

Nos dias de João, os governantes mantinham um registro dos cidadãos da cidade. Se alguém morresse, ou cometesse um crime sério, seu nome era riscado desse registro. Cristo, o Rei do céu, promete jamais riscar o nome de um cristão verdadeiro do rol daqueles cujos nomes foram “escritos, desde a fundação do mundo, no livro da vida do Cordeiro que foi morto” (Ap. 13:8, versão do autor).

Pelo contrário, Cristo confessará o nome de todo crente diante de Deus o Pai e diante dos seus anjos. Ele afirmará que eles lhe pertencem.

Aqui Cristo reafirma a promessa que fez durante seu ministério terreno: “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt. 10:32). A verdade confortadora que a salvação do cristão verdadeiro está eternamente segura é o ensino inequívoco da Escritura. Em nenhum lugar essa verdade é mais fortemente declarada que em Romanos 8:28-39:

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. 

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."


Fonte de consulta:
John MacArthur, Jr. 
www.monergismo.com

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto
Fonte: Trecho do capítulo 4 do Macarthur’s New Testament
Commentary: Revelation, de John Macarthur, Jr.
Monergismo.com – “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9) 

1 comentários:

Lobens Tomaz disse...

É intrigante.
Porque não podemos afirmar com certeza o que a Bíblia não diz com clareza. Por exemplo, em Apocalipse 20, Deus diz que os que não foram encontrados no livro da vida serão lançados no lago de fogo. Mas em momento ele diz com clareza se:
- Deixou de ser escrito ou,
- Foi riscado.
Diz que não foi encontrado.

A Bíblia diz que a vontade de Deus é que todos cheguem ao arrependimento. E que o sangue de Jesus comprou gente de toda língua, tribo, povo e nação; isso corrobora com João 3:16, em que ele morreu por todos.
Porém, aos que o negarem, como diz a Palavra: aquele que pecar contra mim; este será riscado do livro.
Aos que vencerem - os verdadeiros crentes - de maneira nenhuma será riscado do livro.

Em todo tempo nós partimos do pressuposto de que nesse livro só era escrito, e de forma imutável, porque só consideramos a existência dos crentes. Não consideramos que é o Livro da Humanidade que o Cordeiro comprou com seu próprio sangue. E que quem crer, como diz as Escrituras, tem a vida eterna. Mas quem não crer, perde o direito de ser chamado Filho de Deus, e tem seu nome riscado.

Isso encontra Eco na prática. Na hora de expulsar um demônio, eles TREMEM diante da Verdade do Preço de Sangue pago por Jesus. Porque o resgate da alma de todo vivente já foi paga, restando a ele crer, e o usurpador não tem mais autoridade sobre aquela vida! Faça o teste.

Se não fosse, eu não poderia dizer isso. Porque como eu sei se o nome dela está no livro da vida?

Mas Glória a Deus, pela sua Graça que nos alcançou e nos comprou por preço, de sorte que o pecado, o mundo e o diabo não tem mais domínio sobre nós! Filhos adotados, transportados do reino das trevas para o reino do Filho do seu Amor!!
Aleluia!

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog