SOLUÇÃO: Jó não está se referindo à volta da alma a um outro corpo para uma nova vida, mas à volta do corpo ao túmulo. Deus disse a Adão que ele tornaria à terra: "porque tu és pó e ao pó tornarás" (Gn 3:19). E a palavra hebraica para "ventre" (beten) é usada figuradamente na expressão poética de Jó com relação à "terra". As idéias de "terra" e "ventre" são empregadas no Salmo 139, quando o salmista diz: "tu me teceste no seio de minha mãe" (v.13) e "no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra" (v. 15).
Tal como no antigo livro hebraico da sabedoria (no apócrifo Eclesiástico 40:1), Jó acreditava que os homens trabalham "desde o dia em que saíram do ventre materno, até o dia em que voltarem para a mãe comum [isto é, o ventre da terra]" (BJ). Dessa forma, Jó empregou a expressão poética "nu voltarei" [i.e., para o ventre de minha mãe] referindo-se à terra da qual todos nós proviemos e para a qual todos voltaremos (cf. Ec 12:7).
Além disso, mesmo que se insistisse num entendimento literal dessa figura de linguagem, isso não provaria o ensinamento da reencarnação. Apenas mostraria que uma pessoa voltaria ao ventre de sua mãe depois de sua morte, o que é um absurdo!
Finalmente, Jó não acreditava na reencarnação num outro corpo mortal; ele acreditava na ressurreição e num corpo imortal. Ele declarou: "Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus" (Jó 19:25-26). Ele tinha a compreensão de que esta carne corruptível na ressurreição se transformaria numa carne incorruptível (cf. 1 Co 15:42-44). Mas a reencarnação, contrariamente, não acredita que seremos ressuscitados uma vez só num corpo físico imortal; ela é a crença de que a alma é reencarnada muitas vezes em corpos mortais. Assim, não há base alguma para se afirmar que Jó acreditava em reencarnação.
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.