PROBLEMA: Jesus instruiu os seus discípulos a orar: "não nos deixes cair em tentação" (Mt 6:13). Mas Tiago diz: "tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações" (Tg 1:2).
SOLUÇÃO: As duas situações são diferentes, como vários fatores indicam. Primeiro, Tiago está falando de provações pelas quais nós "passamos", e Jesus refere-se a coisas nas quais não deveríamos querer nos "deixar cair". Segundo, Tiago está falando de provações e Jesus, de tentações. Não é pecado passar por provações, mas quando se cai numa tentação, isso leva ao pecado.
Finalmente, assim como o crente não deve ir em busca de provações, de modo masoquista, também não deve evitá-las a todo custo. Deus pode trabalhar nelas e, por meio delas, aperfeiçoar as nossas vidas (cf. J J 23:10; Hb 12:11; Tg 1:3-4). (Veja os comentários de Mateus 6:13.)
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.