Santificado Seja o Teu Nome - Mateus 6:9


"Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome." (Mateus 6:9)

As testemunhas de Jeová argumentam que o nome de Deus deve ser santificado, assim elas "provam" que nós devemos usar o nome Jeová, para que as nossas orações sejam ouvidas por Deus. Mas foi isto o que Jesus nos ensinou? Ele começou suas próprias orações com a expressão "Deus Jeová", como fazem as testemunhas de Jeová?

Absolutamente não! Ao mesmo tempo que se mostrava zeloso na oração para que o nome de Deus fosse santificado ou consagrado (reverenciado como sagrado ou santo), Jesus ensinou os seus discípulos a orar ao "nosso Pai" não a "Deus Jeová". Ele disse: "Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso..."

Muitas das orações pessoais de Jesus são registradas na Bíblia, e nestas orações ele deu o mesmo exemplo:

"Pai, eu te agradeço..." (João 11:41, Tradução do Novo Mundo).


"Aba, Pai, todas as coisas são possíveis..." (Mar. 14:36, Tradução do Novo Mundo).


"Pai, veio a bom..." (João17:1, Tradução do Novo Mundo).

As testemunhas de Jeová podem objetar dizendo, "Jesus tinha uma relação íntima e especial com o Pai. É por isso que ele não se dirigia a Deus como 'Jeová'". Nós podemos reconhecer que há alguma verdade nisto, mas o propósito de Jesus era levar todos os seus discípulos a uma relação íntima e especial com Deus. 

"Ninguém vem ao Pai senão por mim", Jesus ensinou (João 14:6, Tradução do Novo Mundo). 

A respeito dos cristãos que chegaram ao Pai através de Cristo, a Bíblia diz: 

"...Mas recebestes o espírito de adoção, como filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O próprio espírito dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus" (Rom.8:15,16,Tradução do Novo Mundo).

É óbvio que as palavras de Jesus em Mateus 6:9 definitivamente não ensinam que haja necessidade de se usar o nome Jeová na oração.

As Testemunhas de Jeová Refutadas Versículo por Versículo - 
David A. Reed

3 comentários:

dant disse...

joao 17:24-26; romanos 10:13:este ultimo tem que esplicar pois na maioria das traduçoes diz todo aquele que invocar o nome do senhor sera salvo e muitos se confundem o termo senhor como se referindo a jesus e ja ouvir ate em igrejas clerigos dizerem o nome do senhor jesus bem nao podemos ter duvidas que temos de invocar o nome de nosso senhor jesus cristo;(1co 1:2)(atos 9:14;4:12)deixa isto bem claro porem toda escritura e inpirada por deus e Toda Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça. A fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra entao nao podemos desconsiderar textos tais como(Salmos 105:1)(JR 23.27) OS QUAIS QUEREM FAZER COM QUE O MEU POVO SE ESQUEÇA DO MEU NOME PELOS SEUS SONHOS QUE CADA UM CONTA AO SEU PRÓXIMO, ASSIM COMO SEUS PAIS SE ESQUECERAM DO MEU NOME POR CAUSA DE BAAL (SaL 44.21) SE NÓS ESQUECEMOS O NOME DO NOSSO DEUS, E ESTENDEMOS AS NOSSAS MÃOS PARA UM DEUS ESTRANHO,(JoeL 3.5)e tambem que o nome de jeova deixou de ser usado por tradiçao (Mateus 15:6, 9) Assim, por causa da sua tradição, vocês anulam a palavra de Deus... Seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens.Nova Versão Internacional revelaçao(apocalipse)fala sobre testemunhas de jesus jamais vamos querer ser falsas testemunhas

Hélio S.Júnior disse...

Paz Dant!
Você citou algumas passagens que na realidade são contrárias as suas afirmações. Vejamos:

Primeiro: Você afirma que a expressão SENHOR da passagem de romanos não se refere ao Senhor Jesus.

Romanos 10:13 “Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.”

Mas dê uma olhada na passagem anterior:

Romanos 10:9 A saber: Se com a tua boca CONFESSARES AO SENHOR JESUS, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, SERÁS SALVO.

Semelhantes não?

A Tradução do Novo Mundo traz no rodapé a seguinte nota concernente a esse texto: "9 Gr.:Kyrios; hbr.: há' adhón, o Senhor", e no apêndice, informa o sentido dessa expressão, dizendo: "O uso do artigo definido antes do título Adhóhn limita a aplicação deste título exclusivamente a Jeová Deus."

Como podemos ver, o texto em análise se aplica a Jesus. Logo, Jesus também é identificado como Jeová. Perguntamos então:

"Qual é o nome que deveria ser confessado? Deveríamos crer na ressurreição de quem? Qual é o nome que devemos invocar para sermos salvos?"

Paulo responde : “Se com a tua boca CONFESSARES AO SENHOR JESUS... serás salvo.” Rom10:9

Quando lemos Atos 9:14,21;22.16 e 1 Corintios 1:2, fica fácil chegarmos a conclusão que os discípulos invocavam o nome de Jesus. Logo, entendemos, pelo contexto, que a passagem não está se referindo ao Pai.

Hélio S.Júnior disse...

Segundo: Em relação a João 17:24-26 e a questão do nome de Jeová deixar de ser usado por tradição (Mateus 15:6, 9) :

Talvez você não saiba, mas nem sempre as Testemunhas de Jeová ensinaram, como hoje, que Deus não é "nome", mas um título. No livro "Criação", declaram que "a Bíblia demonstra que o NOME de quem exerce poder supremo na criação e em todas as coisas é DEUS".

Já no livro "Santificado seja o teu nome", afirmam que o nome "Jeová" é uma combinaçãodas quatro letras do tetragrama (YHWH) com os sinais vocálicos de Adonai e Elohim, concluindo o seguinte:

"FORAM OS CLÉRIGOS ROMANOS QUE INTRODUZIRAM ESTÁ PRONÚNCIA." (ou seja TRADIÇÃO)

Todavia empregam está forma de pronuncia do "nome de Deus" por dois motivos:

a) A forma Jeová em está uso há muitos séculos e; (ou seja TRADIÇÃO)

b) A forma Jeová é a mais conhecida, segundo o livro Poderá viver para sempre no paraíso na terra. (ou seja TRADIÇÃO)

Graça e Paz Dant

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog