O Que Impede as Pessoas de Crerem em Deus?


O que impede as pessoas de crerem em Deus? Será por falta de provas? Ignorância? Por que elas não aceitam o fato de que Deus existe?

A Bíblia esclarece que não é por falta de provas que as pessoas não crêem em Deus. As provas estão aí para todos verem, mas a maioria não se dá ao trabalho de verificá-las.

São muitas as razões por que os homens não acreditam em Deus, mas podem ser divididas em duas categorias básicas: orgulho e ignorância.

O pecado do orgulho impede as pessoas de crerem em Deus. A humanidade não quer admitir que existe algo ou alguém maior que o ser humano no universo. O homem quer ser senhor de seu destino, capitão da própria salvação. A Bíblia faz menção do orgulho do homem.

"Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos..." (Prov. 6:16,17).

Orgulho é o primeiro pecado relacionado na lista do que Deus odeia. Foi o pecado do orgulho que levou Lúcifer a se rebelar contra Deus e a ser expulso do céu. Foi por orgulho que Caim trouxe uma oferta das próprias mãos ao Senhor ao invés da que Deus havia determinado. Desde o princípio dos tempos o orgulho tem impedido as pessoas de se aproximarem de Deus.

Tiago advertiu contra a insensatez do orgulho.

"Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo" (Tiago 4:13-15).

Embora as pessoas se gabem de que não precisam de Deus, o fato é que elas não podem viver sem ele. Fazem planos como se fossem viver para sempre mas, como nos lembra Tiago, nin­guém tem garantias de que estará vivo amanhã.

Outro motivo, que a Bíblia destaca, da falta de confiança em Deus é a ignorância. Jesus salientou que a falta de conhecimen­to é uma fonte de erro no tocante à crença em Deus.

"...Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mat. 22:29).

Os dois elementos que caracterizam a incredulidade são a ignorância das Escrituras e do poder de Deus. As pessoas não sabem o que diz a Bíblia porque não dedicam tempo para estudá-la detidamente. Além do mais, não compreendem a natureza e grandiosidade do poder de Deus.

A Bíblia afirma que o homem é ignorante porque quer.

"Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça" (Rom. 1:18). 

"...Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus" (Rom. 3:10,11).

Estes versículos mostram que as pessoas não estão buscando a Deus, estão é fugindo dele. Elas "reprimem" a verdade de Deus em injustiça. Desconhecem a Deus porque querem.

Tiramos as seguintes conclusões do porquê de as pessoas não crerem em Deus:

1. Existem muitas razões para as pessoas não crerem em Deus, mas não é por falta de provas.

2. O homem não acredita por causa do orgulho ou ignorância da Palavra de Deus e do seu poder.

3. Quem desconhece a Deus, desconhece por querer. Não há o desejo de conhecê-lo.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus
DON STEWART

7 comentários:

Jesus é o Rei disse...

Gostei muito do seu blog, estou seguindo e divulgando em meu blog também. Meu blog é o Jesus é o rei! Fiquem na paz!

Hélio S.Júnior disse...

Obrigado Irmão Oliveira! Vou dar uma olhada no seu Blog. Graça e Paz em Cristo Jesus.

rafinha disse...

olá, PARABÉNS PELA INICIATIVA DE DIVULGAR O CONHECIMENTO QUE TODOS OS HOMENS DEVERIAM BUSCAR "A PALAVRA DO SENHOR"PQ NÃO HÁ SABEDORIA E CONHECIMENTO MELHOR NESTE MUNDO QUE OS PRINCIPIOS DIVINOS. VIVAMOS PARA O SENHOR NOSSO DEUS ETERNAMENTE. ABRAÇO AMIGOS!

Hélio S.Júnior disse...

Paz Rafinha! A palavra do Senhor " é um escudo para todos os que nele confiam." (Salmos 18:30)

Como é bom conhecer a cada dia mais, Aquele que morreu para nos redimir de nossos pecados.

Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo que nos resgatou abrindo os nossos olhos para a Verdade.

Paulonet - Criação, personalização , Imprssão disse...

Acho que as pessoas não crêem em Deus pela falta de presensa do próprio.

Maycon Douglas disse...

A paz do Senhor meu querido ! Excelente blog vou anuncia-lo na medida do possivel ! O mundo precisa ouvir a verdade ! A paz do nosso Senhor seja contigo !

kessya rezende disse...

Se vcs procura-se divulgar a verdade estariam pregando de casa em casa como jesus mandou(Ide de casa em casa,de cidade em cidade...)mas ficam aí acomodados com a bunda no sofá ,vão a igreja aos domingos e pronto acham que são os verdadeiros representantes de Deus.Se a humanidade espera-se ser salva pelos evangélicos já estaríamos todos condenados! Dizem que pregam só pq fazem cultos no meio da rua,chega a doer os ouvidos com tanta gritaria,jesus disse:não fazei como os hipócritas que ficam de pé nas esquinas...achando que serão ouvidos.)gente abra os olhos pq o fim está próximo e o próprio jesus disse :E essas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra,em testemunhos a todas as nações em tão vira o fim. Pode perguntar a qualquer pessoa,quem prega!?os evangélicos ou as testemunhas de jeová?

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog