Foi este o único pecado que Davi cometeu? 1 Reis 15:5


PROBLEMA: De acordo com este versículo, Davi esteve sem pecado, exceto numa ocasião - o pecado que envolveu Bate-Seba! Diz o texto que Davi "não se desviou de tudo quanto [Deus] lhe ordenara em todos os dias da sua vida, senão só no caso de Urias, o heteu". Mas isso está em contradição com as afirmações gerais feitas a respeito dos seres humanos depois da queda (cf. Gn 6:5; Jr 17:9; Rm 3:10-23) e também com específicas condenações que Davi recebeu em outras ocasiões. O próprio Davi disse, depois de Deus tê-lo condenado por ter levantado o censo em Israel:

"Muito pequei em fazer tal cousa" (1 Cr 21:1, 8).

SOLUÇÃO: A afirmativa em questão não é, de forma alguma, um pronunciamento de que Davi seria isento de pecados, por várias razões. 

Primeiro, ela é uma caracterização geral e verdadeira da vida de Davi. Assim como Jó não foi um homem sem pecado, mas foi chamado de "integro e reto" (Jó 1:1), assim também a vida de Davi era sem falhas maiores.

Segundo, esta boa referência sobre Davi não tem uma amplitude absoluta, mas é relativa a todos os pecados que Abias havia cometido (cf. I Rs 15:1, 3). Davi fez, com uma grande exceção, "o que era reto perante o Senhor" (v. 5)

Terceiro, mesmo quando ele pecou, ele fez o que era reto, ou seja, arrependeu-se imediatamente ao ser confrontado por Deus (cf. 2 Sm 12:lss e 1 Cr 21:8).

Quarto, a exceção apresentada ("senão no caso de Urias, o heteu") não é encontrada em muitos manuscritos do AT. Sem ela, o fato de que era apenas uma boa referência geral de caráter adquire uma força ainda maior. 

Quinto, a frase "não se desviou" indica que Deus está falando da direção geralmente firme na vida de Davi, e não de pecados específicos. Isso poderia explicar por que os outros pecados de Davi não são mencionados; eles não impediram que Davi seguisse na vida de serviço ao Senhor.



MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog