Como é Possível Conviver com o Sofrimento?


Já sabemos que o sofrimento não estava no plano original de Deus. Embora seja um corpo estranho no universo, continua sendo uma realidade que todos nós enfrentamos em diferentes medidas. Como uma pessoa pode conviver com o sofrimento?

Em primeiro lugar, precisamos entender que o sofrimento é algo que todos nós, crentes e descrentes, experimentamos nesta vida. Até Jesus Cristo sofreu. Na realidade, o sofrimento dele foi o meio que Deus utilizou para efetuar nossa salvação. A Bíblia não garante que os crentes não iriam sofrer. Simão Pedro escreveu:

"Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijai-vos por serdes partici­pantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis" (I Ped. 4:12,13).

Algumas vezes o crente sofrerá, aparentemente, mais do que o incrédulo. Isto porque os descrentes odeiam quem defende a verdade de Deus. Jesus disse:

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia" (João 15:18,19).

Deus fez promessas ao crente para consolá-lo quando esti­vesse sofrendo. O rei Davi falou do consolo de Deus. 

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam" (Sal. 23:4). 

Deus disse: 

"...Não te deixarei, nem te desampararei" (Heb. 13:5). 

Por toda a Bíblia encontramos promessas de Deus de que ele estaria com os que sofrem e os consolaria.

Embora ele tenha prometido que estaria conosco, nem sempre entendemos por que sofremos. Deus não se obrigou a nos explicar o porquê disso, mas pede para confiarmos nele nas horas de sofrimento.

O personagem bíblico Jó chegou ao ponto de se render a Deus após passar por terrível sofrimento. Disse ele:

"Bem sei que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia. Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:2,3,6).

Devemos nos lembrar também que se não fosse pelo sofri­mento voluntário de Jesus Cristo, não haveria salvação dos nossos pecados.

Com relação ao sofrimento concluímos que:

1. Não existe promessa de extinção do sofrimento nesta vida para quem crê no Deus da Bíblia.

2. Ás vezes os crentes sofrem aparentemente mais do que os descrentes.

3. Deus prometeu que estaria com o crente que estivesse sofren­do.

4. Pode ser que nem sempre entendamos o porquê de sofrer-mos.

5. O sofrimento de Jesus tornou possível nossa salvação.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog