Davi capturou 1.700 cavaleiros (2 Samuel 8:4), ou foram 7.000 como diz 1 Crônicas 18:4?


PROBLEMA: Depois que Davi venceu Hadadezer, fez muitos prisioneiros no exército vencido. De acordo com 2 Samuel 8:4, Davi capturou "mil e setecentos cavaleiros" (a palavra "carros", que foi acrescentada em algumas traduções, não consta no texto hebraico). Entretanto, a passagem de 1 Crônicas 18:4 afirma que Davi capturou 7.000 cavaleiros. Qual é o número correto?

SOLUÇÃO: Trata se, sem duvida, de um erro de copista. Provavelmente um dos copistas mais antigos tenha inadvertidamente omitido a palavra "carros", que encontramos em algumas traduções. Isso, por sua vez, criou um problema para um copista posterior, que reconheceu não ser correto no hebraico escrever "um mil e sete mil cavaleiros", reduzindo então, por sua conta o segundo "mil" a "centenas", o que resultou em "mil e setecentos", redação que encontramos em 2 Samuel 8:4. Provavelmente a passagem de 1 Crônicas mantém o número correto.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

1 comentários:

Filipe Veiga disse...

Eu estava comparando os dois textos, e venho em meu coração algo que pode fazer sentido, se foi Deus que me revelou isso eu não sei, mas vejamos:

Penso que em 2 Samuel 8:4 é uma pessoa que relata o que viu, e em 1 Crônicas 18:4 é uma outra pessoa.

E sabemos que todos somos diferentes, eu vejo as coisas de um jeito e você de outro.

Agora vamos ler com atenção, e pensar se isso pode ter acontecido:

Em 2 Samuel 8:2 diz:

Davi derrotou também os moabitas. Ele os fez deitarem-se no chão e mandou que os medissem com uma corda; os moabitas que ficavam dentro das duas primeiras medidas da corda foram mortos, mas os que ficavam dentro da terceira foram poupados. Assim, os moabitas ficaram sujeitos a Davi, pagando-lhe impostos. 2 Samuel 8:2

Acredito que Davi fez igualmente para escolher os cavaleiros, 7 mil cavaleiros deitaram no chão e Davi fez a escolha dos 1700 cavaleiros que ficariam com ele, isso utilizando das mesmas 3 cordas.

Ficaria assim:

Davi fez os cavaleiros deitarem-se no chão e mandou que os medissem com uma corda; os cavaleiros que ficavam dentro das duas primeiras medidas da corda eram descartados, mas os que ficavam dentro da terceira se tornaram cavaleiros do rei.

Vendo isso, a testemunha de Crônicas relatou que foram 7 mil, e a testemunha de Samuel relatou que foram 1.700 cavaleiroo.

Se assim for, Crônicas pensou que o rei escolheu todos os 7 mil cavaleiros.

Pode ter sido realmente assim, porque a testemunha que escreveu o livro de Crõnicas não relata das 3 (três) cordas do rei Davi. Mas não relata das cordas por que?
Ele poderia estar em um angulo diferente e não vendo as cordas.
Ele poderia ter visto as cordas, mas não entendendo para que seria o uso delas.


Se assim for, os dois estão certos, pois cada pessoa tem uma visão diferente da outra.

Se eu for ao museu com você e mais uma pessoa, e juntos olharmos um quadro, teremos diferentes opniões um dos outros, e cada um de nós contaremos detalhes diferentes.


Assim como no novo testamento, que fala ser dois endemoninhados de gadarena, mas um dos textos diz ser um só endemoninhado, a verdade é que todos texto são verdadeiros, ainda mais neste segundo caso, que todos estavam maravilhados com os milagres de Jesus e ficavam impressionados com os olhos numa só direção.

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog