A Fé Em Deus Precisa Ser Cega?

A Bíblia encoraja as pessoas a terem fé em Deus. Infelizmente, para muita gente fé é como um passo no escuro ou pensa­mento positivo. Mas a fé que a Bíblia requer é uma fé inteli­gente; não é nem cega nem irracional. A fé bíblica consiste numa confiança arrojada que tem por objeto Deus, sendo ele merecedor de nossa fé.

Não se pede que ninguém sacrifique seu intelecto ao depositar sua fé no Deus da Bíblia. Isto porque a fé cristã está fundamentada no alicerce sólido da atuação de Deus na história. Deus revelou-se ao homem, e essa revelação está registrada nas Escrituras.

A Bíblia nos diz o que Deus requer de nós, além do fato de que devemos corresponder com fé. Desta forma, não precisa­mos parar de pensar ou agir irracionalmente.

Jesus frisou que a aproximação a Deus envolve a mente e também o coração e a alma.

"...Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento" (Mat. 22:37).

Quando Jesus dialogou com um dos escribas, associou a inteligência ao conhecimento de Deus.

"E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus..." (Mar. 12:34).

A resposta inteligente do escriba levou Jesus a dizer que ele estava perto do reino de Deus. Esta é mais uma ilustração bíblica que incentiva a utilização da mente.

O apóstolo Paulo encorajava as pessoas a investigarem a veracidade das alegações do cristianismo.

"Mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom" (I Tess. 5:21).

Os autores da Bíblia podiam incentivar a investigação da fé cristã porque sabiam que o que estavam registrando era ver­dade. Simão Pedro mostrou que os escritores do Novo Testa­mento tinham consciência da diferença entre mitologia e fato.

"Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade" (II Ped. 1:16).

Os autores do Novo Testamento foram testemunhas oculares dos acontecimentos que registraram; tinham consciência, por­tanto, da exatidão do que estavam escrevendo. Eles acolhiam uma investigação honesta dos fatos. A fé cega nunca foi in­centivada.

Deus não espera que exerçamos nossa fé nele a menos que essa fé seja uma fé inteligente, fundamentada no alicerce sólido do que ele fez na história e do que está registrado na sua Palavra.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog