Como podemos justificar a crueldade de Davi para com os seus inimigos? 2 Samuel 12:31


PROBLEMA: Esta passagem nos revela que Davi torturou os seus inimigos, já que ele os fez "passar a serras, e a picaretas, e a machados de ferro, e em fornos de tijolos". Mas a tortura não é um procedimento correto, e Jesus disse "amai... os vossos inimigos" (Lc 6:35).

SOLUÇÃO: Várias coisas têm de ser observadas com relação a esta crítica. 

Primeiro, a versão ARA dá margem a um erro de interpretação desta passagem. Outras traduções, como a R-IBB, a EC e a TLH, esclarecem perfeitamente esta dificuldade. Por exemplo, a EC corretamente diz: 

"Trazendo os seus habitantes, colocou-os a trabalhar com serras, picaretas, machados de ferro, e em fornos de tijolos"

O texto da R-IBB é quase igual a este, e a TLH diz: 

"Davi fez o povo da cidade trabalhar com serras, enxadas, e machados e fabricar tijolos".

Segundo, o escritor está simplesmente relatando esses eventos - ele não está necessariamente aprovando-os. Como observado anteriormente (veja a Introdução), nem tudo o que é registrado na Bíblia é absolvido por ela.

Terceiro, a punição de trabalhos forçados que teria sido dada àqueles perversos inimigos do povo de Deus não é severa demais. Considerando as crueldades que eles deixaram cair sobre o povo de Israel (cf. 1 Sm 11:2; Am 1:13), o tratamento de Davi foi humano.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog