Foi Deus Quem Criou o Diabo?



Uma das acusações mais desfechadas contra Deus é que foi ele quem criou o Diabo, que por sua vez vem provocando enorme sofrimento à humanidade. Por que Deus faria uma criatura assim? Por acaso a Bíblia diz que Deus criou o Diabo? A res­posta é não. O que ela conta é o seguinte:

Antes da criação do homem e da terra, o universo inteiro vivia em harmonia com Deus. Ele havia criado anjos, ou seres espirituais, que tinham tarefas a executar. Cada um tinha sua graduação. Um dos anjos de mais alta ordem chamava-se Lúcifer.

Certo dia Lúcifer resolveu romper aquele relacionamento harmonioso com Deus. Ele decidiu que queria ser como Deus. A Bíblia faz o seguinte comentário sobre o ocorrido:


"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo" (Is. 14:12-14).

Esta passagem assinala que Lúcifer quis contrariar Deus cinco vezes distintas. Essa tinha sido a primeira vez que uma criatura no universo se rebelou contra Deus. Orgulho foi o pecado que levou Lúcifer a perder sua posição elevada e ser expulso do céu. Ele se tornou Satanás, ou o adversário. Ele não foi criado como Diabo, tendo sido escolha sua seguir esse caminho. As Escrituras dizem, então, que:

1. O universo de Deus foi criado em perfeita harmonia.

2. Os anjos, que eram parte da criação de Deus, estavam sujeitos à sua vontade.

3. Lúcifer, que era um anjo de alta ordem, resolveu que queria ser como Deus.

4. Esse ato de rebeldia introduziu o pecado no mundo.

5. Lúcifer tornou-se, então, o Diabo, Satanás, o adversário de Deus.

6. Assim, não foi Deus quem criou o Diabo nem desejou que ele se rebelasse. O Diabo é que tomou sua decisão.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

6 comentários:

Álvaro Almeida disse...

Como Lúcifer e os Anjos que o seguiu puderam conhecer o mal? Eles não foram criados perfeitos, sem maldade de espécie alguma? O mal já existia antes da criação? Quem foi que criou a cobiça? E a rebelião? E o desejo rebelde? Quem foi que disse que ninguém poderia ser igual a Deus, quando os Anjos foram criados? Como que o mal surgiu na mente de Lúcifer, se tudo no céu era só paz, amor, santidade, harmonia? Se no céu só havia bondade, sinceridade, etc., como o mal surgiu para tentar Lúcifer? Nenhum Anjo criado conhecia o mal e nem sabia o que era ser mal ou ser escravo do mal. Por quê? Porque todos eram santos, perfeitos, sem falha alguma, e nunca tinham visto ou ouvido falar sobre algo ruim, algo que desagradasse a Deus.
ENTÃO, a qui fica mais uma pergunta:
Como que os Anjos puderam cair em pecado de rebelião se não existia o mal antes de Deus, nem quando Deus criou todas as coisas e nem em Jerusalém Celestial, lugar da morada de Deus Pai??

... disse...

Is. 14:12-14 é a passagem de jesus cristo. Não de satanas

Elder Andrade Amaral disse...

O Diabo foi criado pela igreja católica e na idade medieval ele foi, por necessidade, personificado para que o medo dos pagãos (povos que acreditam em vários deuses) aflorasse e eles deixassem sua religião de lado para seguir o cristianismo.
Simples não?
E eles pegaram a figura do pobre deus Pan, tadinho só porque ele era feinho...
Se você pensa que é bonito ser feio que é bonito ser feio que é bonito ser feio..

kessya rezende disse...

Bom que eu saiba a bíblia não exemplifica o nome de satanás!Se ele se tornou rebelde junto com seus demônios foi pq Deus deu a eles tbm o livre arbítrio ,satanás deixou que o desejo de ser adorado e glorificado tomando conta de seu coração levando-o a se rebelar-se contra o seu criador,querendo tudo que pertencia a jeová,quis que até jesus se curva-se prestando adoração a ele.Ele era um anjo de Jeová,mas foi expulso aqui para a terra onde está desencaminhando a todos por que sabe que lhe resta um curto período de tempo!

JEFF ON LINE disse...

As crianças sempre fazendo as mesmas perguntas. Quem criou o carro, o revolver, a pólvora, o computador? Não foi o ser criado por Deus à sua imagem e semelhança? Deus deu aos anjos a liberdade de pensar, de sentir, e o mal é a ausência da comunhão com Deus, assim como a morte é a inexistência da vida. Deus criou o Universo e tudo o que nele há, mas também criou os seres que tem semelhança com Ele. Não somos autômatos, e se o Mal existe foi Deus que criou sim, porque veio da mente dos seres criados por Ele. E tudo tem um propósito neste Caminho onde o que mais importa é sermos construídos pelo conhecimento, pelos sentimentos, e por sermos seres livres, criados à imagem e semelhança do Eterno Criador.

anonimo disse...

Deus não criou o diabo
O mal não é uma intervenção do maligno,
Quem criou o mal?quem implantou o mal no meio do jardim do éden ?Isaías 45;7

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog