Por que o número dos anos de fome em 2 Samuel 24:13 diverge em relação ao mencionado em 1 Crônicas 21?


PROBLEMA: Deus falou com Gade e o instruiu a oferecer a Davi três opções de castigo pelo seu pecado. De acordo com 2 Samuel 24:13, a fome seria de sete anos. Mas segundo 1 Crônicas 21:12, a fome seria de três anos. Qual o número correto?

SOLUÇÃO: Há dois modos pelos quais podem-se conciliar esses dois relatos. Alguns comentaristas propõem que o profeta Gade realmente confrontou Davi em duas ocasiões diferentes. Esta proposta baseia-se na diferença que há na linguagem usada para apresentar as opções a Davi. Na passagem de 2 Samuel, Gade apresenta-as na forma de perguntas:

"Queres que sete anos de fome te venham à tua terra?" (v.13)

Em 1 Crônicas, as opções são apresentadas mais na forma de uma ordem:

"Escolhe o que queres: ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido diante dos teus adversários" (vv. 11-12).

Os que oferecem esta solução presumem que 2 Samuel tenha registrado o primeiro encontro de ( Gade com Davi, no qual as opções foram apresentadas para a consideração de Davi, e que após jejum e oração, Gade retornou para saber da decisão de Davi. Nesse ínterim Deus reduziu a duração do tempo de fome de sete para três anos, em resposta a uma súplica de Davi.

Outro grupo de comentaristas sugere que o registro de 2 Samuel seja um erro de copista. Apontam para o fato de que há mais manuscritos confiáveis que preservam o número "três" para a duração da fome. Algumas versões até mesmo corrigiram esse erro, apresentando o número "três" na passagem de 2 Samuel, entre as quais a TLH, a BJ e a NVI.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog