Antigas Profecias a Respeito do Messias (1ª Vinda de Jesus).


Antigas profecias

Estas são profecias que se encontram no Velho Testamento, todas a respeito do Messias (Jesus) nos livros de:

Gênesis - Êxodo - Números - Deuteronômio - Salmos - Isaías - Jeremias - Daniel - Oséias - Miquéias e Zacarias.

° Seria a semente de uma mulher
° Seria descendente de Abraão
° Seria descendente de Isaque
° Seria descendente de Jacó
° Descenderia da tribo de Judá
° Seria o herdeiro do trono de Daví
° Seu lugar de nascimento
° A época de seu nascimento
° Nasceria de uma virgem
° A matança dos meninos
° A fuga para o Egito
° Seu ministério na Galiléia
° Como profeta
° Seria sacerdote, como Melquisedeque
° O desprezo por parte dos Judeus
° Algumas de suas características
° Sua entrada triunfal
° Seria traído por um amigo
° Seria vendido por trinta moedas de prata
° O dinheiro seria devolvido para comprar o campo de um oleiro
° O lugar de Judas devia ser ocupado por outro
° Testemunhas falsas o acusariam
° Permaneceria em silêncio quando acusado
° Seria golpeado e cuspido
° Seria odiado sem motivo
° Sofreria em substituição a nós
° Seria crucificado com pecadores
° Suas mãos e pés seriam trespassados
° Seria escarnecido e insultado
° Dariam a ele fel e vinagre
° Ouviria palavras proféticas com zombaria
º Oraria por seus inimigos
° Seu lado seria trespassado
° Os soldados lançariam sortes sobre suas roupas
° Seus ossos não seriam quebrados
° Seria sepultado com os ricos
° Sua ressurreição
° Sua ascensão


PROFECIAS

Seria a semente de uma mulher

Profecia:
Gn 3.15 - "Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

Cumprimento:
Gl 4.4 - "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, (Lc 2.7)."


Seria descendente de Abraão

Profecia:
Gn 18.18 - "Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas todas as nações da terra." (Gn 12.3).

Cumprimento:
At 3.25 - "Vós sois os filhos dos profetas e do pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra." (Mt 1.1 / Lc 3.34).

Seria descendente de Isaque

Profecia:
Gn 17.19 - "E Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque; com ele estabelecerei o meu pacto como pacto perpétuo para a sua descendência depois dele."

Cumprimento:
Mt 1.2 - "A Abraão nasceu Isaque; a Isaque nasceu Jacó; a Jacó nasceram Judá e seus irmãos; (Lc 3.34)."

Seria descendente de Jacó

Profecia:
Nm 24.17 - "Eu o vejo, mas não no presente; eu o contemplo, mas não de perto; de Jacó procederá uma estrela, de Israel se levantará um cetro que ferirá os termos de Moabe, e destruirá todos os filhos de orgulho. (Gn 28.14)."

Cumprimento:
Lc 3.34 - "Judá de Jacó, Jacó de Isaque, Isaque de Abraão, Abraão de Tará, Tará de Naor, (Mt 1.2)."


Descenderia da tribo de Judá

Profecia:
Gn 49.10 - "O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos."

Cumprimento:
Lc 3.33 - "Nasom de Aminadabe, Aminadabe de Admim, Admim de Arni, Arni de Esrom, Esrom de Farés, Farés de Judá, (Mt 1.2-3)."


Seria o herdeiro do trono de Daví

Profecia:
Is 9.7 - "Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. (Is 11.1-5)."

Cumprimento:
Mt 1.1 - "Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. (Mt 1.6)."


Seu lugar de nascimento

Profecia:
Mq 5.2 - "Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade."

Cumprimento:
Mt 2.1 - "Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: (Lc 2.4-7)."

A época de seu nascimento

Profecia:
Dn 9.25 - "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos."

Cumprimento:
Lc 2.1-2 - "Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirínio era governador da Síria. (Lc 2.3-7)."

Nasceria de uma virgem

Profecia:
Is 7.14 - "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel."

Cumprimento:
Mt 1.18 - "Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. (Lc 1.26-35)."

A matança dos meninos

Profecia:
Jr 31.15 - "Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo. Raquel chora a seus filhos, e não se deixa consolar a respeito deles, porque já não existem."

Cumprimento:
Mt 2.16 - "Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos. (Mt 2.17-18)."


A fuga para o Egito

Profecia:
Os 11.1 - "Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho."

Cumprimento:
"E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho. (Mt 2.13-15). Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. (Mt 2.19-20)."


Seu ministério na Galiléia

Profecia:
Is 9.1-2 - "Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz."

Cumprimento:
Mt 4.12-16 - "Ora, ouvindo Jesus que João fora entregue, retirou-se para a Galiléia; e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulom e Naftali; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou."

Como profeta

Profecia:
Dt 18.15 - "O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás;"

Cumprimento:
Jo 6.14 - "Vendo, pois, aqueles homens o sinal que Jesus operara, diziam: este é verdadeiramente o profeta que havia de vir ao mundo. (Jo 1.45 / At 3.19-26)."

Seria sacerdote, como Melquisedeque

Profecia:
Sl 110.4 - "Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque."

Cumprimento:
Hb 6.20 - "Aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. (Hb 5.5-6 / Hb 7.15-17)."

O desprezo por parte dos Judeus

Profecia:
Is 53.3 - "Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. (Sl 2.2)."

Cumprimento:
Jo 1.11 - "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. (Jo 5.43 / Lc 17.25 / Lc 23.18)."

Algumas de suas características

Profecia:
Is 11.2 - "E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. (Sl 45.7 / Is 11.3-4)."

Cumprimento:
Lc 2.52 - "E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. (Lc 4.18)."

Sua entrada triunfal

Profecia:
Zc 9.9 - "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta. (Is 62.11)."

Cumprimento:
Jo 12.13-14 - "Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o rei de Israel! E achou Jesus um jumentinho e montou nele, conforme está escrito: (Mt 21.1-11 / Jo 12.12-13)."

Seria traído por um amigo

Profecia:
Sl 41.9 - "Até o meu próprio amigo íntimo em quem eu tanto confiava, e que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar."

Cumprimento:
Mc 14.10 - "Então Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes para lhes entregar Jesus. (Mt 26.14-16 / Mc 14.43-45)."


Seria vendido por trinta moedas de prata

Profecia:
Zc 11.12 - "E eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido; e, se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário, trinta moedas de prata. (Zc 11.13)."

Cumprimento:
Mt 26.15 - "E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata. (Mt 27.3-10)."

O dinheiro seria devolvido para comprar o campo de um oleiro

Profecia:
Zc 11.13 - "Ora o Senhor disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor."

Cumprimento:
Mt 27.6-7 - "Os principais sacerdotes, pois, tomaram as moedas de prata, e disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para servir de cemitério para os estrangeiros. (Mt 27.3-5 / Mt 27.8-10)."

O lugar de Judas devia ser ocupado por outro

Profecia:
Sl 109.7-8 - "Quando ele for julgado, saia condenado; e em pecado se lhe torne a sua oração! Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício!"

Cumprimento:
At 1.18-20 - "(Ora, ele adquiriu um campo com o salário da sua iniquidade; e precipitando-se, caiu prostrado e arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E tornou-se isto conhecido de todos os habitantes de Jerusalém; de maneira que na própria língua deles esse campo se chama Acéldama, isto é, Campo de Sangue.) Porquanto no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu ministério. (At 1.16-17 / At 1.26)."

Testemunhas falsas o acusariam

Profecia:
Sl 27.12 - "Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantaram falsas testemunhas e os que respiram violência. (Sl 35.11)."

Cumprimento:
Mt 26.60-61 - "E não achavam, apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas. Mas por fim compareceram duas, e disseram: Este disse: Posso destruir o santuário de Deus, e reedificá-lo em três dias."

Permaneceria em silêncio quando acusado

Profecia:
Is 53.7 - "Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. (Sl 38.13-14)."

Cumprimento:
Mt 26.62-63 - "Levantou-se então o sumo sacerdote e perguntou-lhe: Nada respondes? Que é que estes depõem contra ti? Jesus, porém, guardava silêncio. E o sumo sacerdote disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho do Deus. (Mt 27.12-14)."

Seria golpeado e cuspido

Profecia:
Is 50.6 - "Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e as minhas faces aos que me arrancavam a barba; não escondi o meu rosto dos que me afrontavam e me cuspiam."

Cumprimento:
Mc 14.65 - "E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe socos, e a dizer-lhe: Profetiza. E os guardas receberam-no a bofetadas. (Jo 19.1-3 / Jo 18.22)."

Seria odiado sem motivo

Profecia:
Sl 69.4 - "Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; poderosos são aqueles que procuram destruir-me, que me atacam com mentiras; por isso tenho de restituir o que não extorqui. (Sl 109.3-5)."

Cumprimento:
Jo 15.23-25- "Aquele que me odeia a mim, odeia também a meu Pai. Se eu entre eles não tivesse feito tais obras, quais nenhum outro fez, não teriam pecado; mas agora, não somente viram, mas também odiaram tanto a mim como a meu Pai. Mas isto é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa."

Sofreria em substituição a nós

Profecia:
Is 53.4-5 - "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Is 53.6,12)."

Cumprimento:
Mt 8.16-17 - "Caída a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele com a sua palavra expulsou os espíritos, e curou todos os enfermos; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. (Rm 4.25 / 1Co 15.3)."

Seria crucificado com pecadores

Profecia:
Is 53.12 - "Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu."

Cumprimento:
Mt 27.38 - "Então foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda. (Mc 15.27-28 / Lc 23.33)."

Suas mãos e pés seriam trespassados

Profecia:
Sl 22.16 - "Pois cães me rodeiam; um ajuntamento de malfeitores me cerca; transpassaram-me as mãos e os pés. (Zc 12.10)."

Cumprimento:
Jo 20.27 - "Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente. (Jo 19.37 / Jo 20.25-26)."

Seria escarnecido e insultado

Profecia:
Sl 22.6-8 - "Mas eu sou verme, e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me vêem zombam de mim, arreganham os beiços e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no Senhor; que ele o livre; que ele o salve, pois que nele tem prazer."

Cumprimento:
Mt 27.39-40 - "E os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Tu, que destróis o santuário e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és Filho de Deus, desce da cruz. (Mt 27.41-44 / Mc 15.29-32)."

Dariam a ele fel e vinagre

Profecia:
Sl 69.21 - "Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre."

Cumprimento:
Jo 19.29 - "Estava ali um vaso cheio de vinagre. Puseram, pois, numa cana de hissopo uma esponja ensopada de vinagre, e lha chegaram à boca. (Mt 27.34,48)."

Ouviria palavras proféticas com zombaria

Profecia:
Sl 22.8 - "Confiou no Senhor; que ele o livre; que ele o salve, pois que nele tem prazer."

Cumprimento:
Mt 27.43 - "Confiou em Deus, livre-o ele agora, se lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus."

Oraria por seus inimigos

Profecia:
Sl 109.4 - "Em paga do meu amor são meus adversários; mas eu me dedico à oração. (Is 53.12)."

Cumprimento:
Lc 23.34 - "Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Então repartiram as vestes dele, deitando sortes sobre elas."

Seu lado seria trespassado

Profecia:
Zc 12.10 - "Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito."

Cumprimento:
Jo 19.34 - "Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água."

Os soldados lançariam sortes sobre suas roupas

Profecia:
Sl 22.18 - "Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes."

Cumprimento:
Mc 15.24 - "Então o crucificaram, e repartiram entre si as vestes dele, lançando sortes sobre elas para ver o que cada um levaria. (Jo 19.24)."

Seus ossos não seriam quebrados

Profecia:
Sl 34.20 - "Ele lhe preserva todos os ossos; nem sequer um deles se quebra. (Êx 12.46)."

Cumprimento:
Jo 19.33 - "Mas vindo a Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas;"

Seria sepultado com os ricos

Profecia:
Is 53.9 - "E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca."

Cumprimento:
Mt 27.57-60 - "Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo de Jesus. Esse foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que lhe fosse entregue. E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo, de linho, e depositou-o no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha; e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se."

Sua ressurreição

Profecia:
Sl 16.10 - "Pois não deixarás a minha alma no Seol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. (Mt 16.21)."

Cumprimento:
Mt 28.9 -
"E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram. (Lc 24.36-48)."

Sua ascensão

Profecia:
Sl 68.18 -
"Tu subiste ao alto, levando os teus cativos; recebeste dons dentre os homens, e até dentre os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles."

Cumprimento:
Lc 24.50-51 -
"Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou. E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu. (At 1.9)."

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog