Por Que as Pessoas Sofrem?


Muita gente passa por muito sofrimento na vida. A Bíblia explica os motivos desse sofrimento?

Embora as Escrituras não dêem uma explicação completa do porquê de as pessoas sofrerem, apresentam algumas soluções e consolo.

O sofrimento introduziu-se no universo que Deus criou, como mostra a Bíblia. Não foi sua intenção original que as pessoas sofressem. Quando criou o universo, tudo era bom.

"E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom..." (Gên. 1:31).

O sofrimento penetrou no universo de Deus em conseqüência do pecado. Aconteceu quando Adão e Eva decidiram deso­bedecer a Deus por incitação do Diabo. Devido à sua desobe­diência, Deus os julgou. Um dos aspectos desse julgamento era que eles sofreriam nesta vida.

"E à mulher disse: Multiplica­rei grandemente a dor da tua concepção; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te domina­rá. E ao homem disse: ...maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Ela te produ­zirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, por­que dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás" (Gên. 3:16-19).

A fim de entendermos o sofrimento, precisamos tomar cons­ciência de que grande parte do sofrimento existente é culpa do homem. Geralmente sofremos em razão das escolhas que fazemos ou por causa do que os outros fazem a nós. Não devemos culpar Deus pelo sofrimento que nós mesmos provo­camos ou que os outros provocam. Mas seja quem for o res­ponsável, o fato é que continuamos sofrendo. Como podemos ser aliviados?

A Bíblia ensina que Jesus veio para aliviar o problema do sofrimento humano. Jesus explicou:

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos" (Luc. 4:18).

Jesus ensinou também que há algo pior do que o sofrimento físico.

"Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. Mas eu vos mos­trarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei" (Luc. 12:4,5).

A Bíblia mostra que Jesus sofreu por nós. 

"Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios" (Rom.5:6).


Um dia Deus dará um fim ao sofrimento por causa do sacrifício de Jesus em nosso favor.

"E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra... E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas..." (Apoc. 21:1,3-5).

Concluímos, portanto, o seguinte acerca do sofrimento:

1. Quando Deus criou o universo não havia doença ou sofri­mento.

2. O sofrimento é resultado do pecado do homem; não é obra de Deus.

3. Jesus veio para aliviar o problema do sofrimento.

4. Ele ensinou que existe algo pior do que o sofrimento físico.

5. Jesus sofreu e morreu por nós para que um dia não haja mais sofrimento.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog