A Bíblia Apresenta Algum Relato em Que Deus Falasse ao Homem por Sonhos?



A Bíblia faz menção de várias maneiras de Deus se revelar ao ser humano. Uma delas era através de sonhos e visões.

"Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele" (Núm. 12:6).

Deus usou um sonho, em certa ocasião, para falar ao patriarca Jacó.

"Então sonhou; estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; por cima estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência" (Gên. 28:12,13).

Foi por meio de um sonho que Deus disse a José para desposar Maria, a mãe de Jesus.

"E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo" (Mat. 1:20).

Deus também já se comunicou com o homem através de visões:

"E de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales" (At. 18:9).

Deus utilizava sonhos e visões essencialmente para revelar sua vontade àqueles que já criam nele. Sonhos não tinham a finalidade de provar sua existência para quem duvidava.

A Bíblia não diz que todo sonho é uma garantia de que Deus está tentando falar a uma pessoa. Ela menciona sonhos maus e sonhos de origem natural.

"Se se levantar no meio de vós profeta, ou sonhador de sonhos, e vos anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o sinal ou prodígio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos após outros deuses — deuses que nunca conhecestes — e sirvamo-los! não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vos­so Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma" (Deut. 13:1-3). 

Então, um sonhador que faz sinais e maravilhas não é da parte de Deus se estimula o povo a seguir outros deuses.

Pôde haver também uma explicação natural para os sonhos. O autor de Eclesiastes disse:


"Porque, da multidão de traba­lhos vêm os sonhos, e da multidão de palavras, a voz do tolo" (Ecl. 5:3).

Considerando-se, então, o que a Bíblia diz sobre sonhos, não se pode presumir que um sonho que tenha algum sentido espiritual seja necessariamente de Deus. Sonhos podem ser de Deus, de uma fonte maligna ou simplesmente uma atividade natural da mente.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog