Não foi Deus quem criou o Diabo, mas ele tinha poder para destruí-lo assim que se rebelou. Por que permitiu que ete sobrevivesse e trouxesse tanta desgraça para a humanidade?
A Bíblia não responde diretamente a esta pergunta. Não sabemos o que Deus pensa sobre esta questão, mas a Escritura fornece alguns princípios que podem nos ajudar a compreender por que Deus não destruiu o Diabo de imediato.
O plano eterno de Deus prevê que o caos causado pelo Diabo pode ser usado para glorificá-lo. Como diz a Escritura:
"Na verdade a cólera do homem redundará em teu louvor..." (Sal. 76:10).
Como isto acontecerá, não sabemos. As Escrituras, porém, nos contam que os caminhos de Deus são mais elevados do que os nossos.
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Is. 55:8,9).
Por fim, precisamos assinalar que o Diabo acabará sendo julgado. A Bíblia relata seu fim inglório:
"E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos" (Apoc. 20:10).
A Palavra de Deus não diz por que ele não destruiu Satanás imediatamente. Os seus caminhos são mais elevados que os nossos. Ela nos conta, porém, que o Diabo será eliminado um dia. Esse dia está no plano perfeito de Deus.
O pecado original desafia a autoridade divina: é injusto que não tenhamos a sabedoria plena; podemos viver sem a ajuda de Deus; podemos decidir o que é certo e errado; a obediência é pelo medo, não pelo amor.
ResponderExcluirTantas questões que não seriam respondidas se Deus simplesmente eliminasse os rebeldes. Pior: ou vc obedece cegamente a Deus ou é eliminado.