Por ICP
Falando das prerrogativas do papa, o ensino católico é o seguinte:
Pode errar o papa ao ensinar a Igreja?
O papa não pode errar, quer dizer, é infalível nas definições que dizem respeito à fé e aos costumes ("Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã", Editora Vera Cruz Ltda., Ia edição, agosto de 1976; p. 45, resposta à pergunta 196).
Nota: Todo o homem é falível (Romanos 3.3-4; Mateus 23.9-11) o único infalível é Jesus, cujas palavras não passarão (Mateus 24.35).
Suposto Apoio Bíblico
Para fazer essas bombásticas declarações, o papa se vale da pessoa de Pedro. Cita a confissão de Pedro em Mateus 16.16-19: E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos céus. Dessa passagem, a Igreja Católica Romana derivou o seguinte raciocínio: Pedro é a rocha sobre a qual a Igreja Católica está edificada.
A ele foi dado o poder das chaves, e, portanto, só ele pode abrir a porta do Reino dos céus. Só ele pode ligar e desligar. Pedro tornou-se o primeiro bispo de Roma e, com isto, distinguiu aquela cidade como o centro do governo eclesiástico e espiritual, que deve reger todas as igrejas em toda parte. Finalmente, por sucessão ininterrupta, toda a autoridade dada a Pedro foi conferida, até nossos dias, à extensa linhagem de bispos e papas, todos vigários de Cristo sobre a Terra (Teoria da Sucessão Apostólica).
Reclame com Jesus. Foi ele que disse: "Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei minha Igreja. E as portas do inferno não prevalecerão contra ela."
ResponderExcluirQuando Jesus voltar e irá voltar com certeza, diga a ele que não há um só homem infalível, com exceção do autor que parece saber mais do que a Igreja dos 2.000 anos.
O autor deverá dizer a Jesus que apenas ele é infalível. Apenas ele interpretou corretamente as escrituras.
E se o autor acha realmente que ninguém é infalível em matéria de fé e doutrina, imagino que ele se inclua neste contexto. Assim, não sendo o autor infalível, por que alguém deveria crer no texto que ele escreveu ?
Diga a Jesus que não aceita a autoridade conferida a Pedro. Diga a ele que não concorda com as seguintes diretrizes de Jesus:
a)Pedro confirma teus irmãos na fé;
b)Pedro apascenta minhas ovelhas;
c)Pedro, o que ligares na terra será ligado no céu e o que desligares na terra será desligado no céu.
Proteste ! Grite ! Não aceito.
Meu caro anonimo. rssrs. nem pedro, nem o papa são infalíveis em questões de fé este é um dogma inventado pela igreja católica. pedro mesmo se contradisse ao negar Jesus três vezes. e sendo infalivel em questões de fé não seria repreendido por paulo em galatas 2: 11-15. um pequeno exemplo de que os papas são faliveis: Entre os anos 1305-77 a Igreja foi governada por dois papas ao mesmo tempo, ambos infalíveis, um em Avinhão na França e outro em Roma proferindo anátemas e maldições um conta o outro; não tem espaço para citar a famosa “Epístola de Lúcifer” contra o papa de Avinhão no ano 1351!
ResponderExcluir