Jesus é criatura?

Atanásio, refutou os erros arianos.
Uma das maiores heresias defendidas pela STV, e a afirmação de que Jesus é um ser criado. Esta heresia surgiu no terceiro século de nossa era, e foi defendida por Ário, o qual afirmava que Jesus era um ser criado, não da mesma substância e nem co-eterno com o Pai. Ário foi várias vezes sensurado, mas persistiu em sua heresia. Hoje, os maiores defensores do Arianismo são as Testemunhas de Jeová.

Usam basicamente três versículos mal interpretados e arrancados do contexto para defender esta idéia. Irei expor cada um separadamente, demonstrando os argumentos da STV, e a resposta a eles.

"o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;" Colossenses 1:15

Este versículo é usado pela STV para afirmar que Jesus foi o primeiro ser a ser criado por Jeová. Alega a STV que como Jesus é oprimogênito de toda criação, ele é o primeiro a ser criado em toda a criação. Esta é uma das maiores falácias da STV. Se nós analisarmos a fundo o versículo, concluiremos algo completamente diferente.

Se o termo primogênito significa o primeiro a ser criado, então Jesus foi criado pela criação! Por exemplo:

Felipe é o primogênito de Marcelo. Marcelo foi quem gerou Felipe.
João é o primogênito de Cláudio. Cláudio foi quem gerou João.
Jesus é o primogênito de toda criação. Toda a criação foi quem gerou Jesus.

Pode-se ver assim a inconsistência do argumento da STV. Neste versículo, o termo primogênito significa herdeiro, e não primeiro a ser criado. Jesus é o herdeiro de toda a criação, pois tudo foi criado por ele, e para ele (Cl 1:16).

Outro versículo usado pela STV, é o seguinte:

" Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:" Apocalipse 3:14

Na Brochura "Deve-se Crer na Trindade" de 1989, página 14, encontramos o seguinte comentário sobre este versículo:

"Jesus, na sua existência pré-humana, era "o Primogênito de toda criatura". (Colossenses 1:15, BJ) Era "o princípio da criação de Deus".(Revelação [Apocalipse] 3:14, Biblia Vozes [BV]) "Princípio" [grego: arkhé] não pode corretamente ser interpretado para significar que Jesus era o 'principiador' da criação de Deus. Em seus escritos bíblicos, João usa diversas formas da palavra grega arkhé mais de 20 vezes, e estas sempre tem o significado comum de princípio". Sim, Jesus foi criado por Deus como o princípio das criações invisíveis Deste."

Nós poderemos verificar a primeira mentira, quando lemos que João em seus escritos sempre usa arché com o sentido de "princípio". Este princípio que a STV está querendo dizer, é "a primeiro coisa", fazendo assim com que o texto de Ap 3:14 diga que Jesus foi o "primeiro criado". João, geralmente usa a palavra arché para "um ponto inicial no tempo"(Jo 1:1; 8:28; 8:44; 15:27; 16:4; Ap 21:6; 22:13), e não "o primeiro de uma série" (Só ocorre uma vez, em Jo 2:11). No restante da Bíblia, a palavra também é traduzida para "principados" como por exemplo em Rm 8:38, 1 Co 15:24; Cl 1:16, etc, ou ainda por governadores (Lc 12:11; Tt 3:1).

A palavra, quando se refere a pessoas, significa Governo, ou Soberano (Lc 12:11; 20:20; Tt 3:1), e como arché em Ap 3:14 refere-se a Jesus, esté é o sentido desta palavra. Jesus é soberano sobre a criação, pois tudo foi feito por ele, e para ele (Cl 1:16-17).

Finalmente, a STV apela para outro versículo, completamente fora de contexto:

"O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos." Provérbios 8:22

As Testemunhas de Jeová, argumentam que Jesus é esta sabedoria. Dizem ainda que muitos peritos concordam com isto. Mas há vários motivos para que esta "tese" seja refutada. Em primeiro lugar, esta sabedoria não se refere a Cristo. A sabedoria é personificada no livro de provérbios do capítulo 1 ao 9. Se nós observarmos bem (e não arrancar o versículo de seu contexto), veremos que esta mesma sabedoria habita com a prudência. Se a sabedoria é Jesus, quem é a prudência, que mora com ele (Pv 8:12)? Jesus é uma mulher que grita nas ruas e nas praças (Pv 1:20-21)? A sabedoria é minha irma, e o entendimento o meu amigo íntimo (Pv 7:4)? Assim fica claro que a sabedoria é personificada, da mesma forma que a prudência, e o entendimento. É forçar o texto, afirmar que Jesus é a sabedoria.

Outro motivo para que se afirme que o versículo não diz que Jesus é um ser criado, é que, mesmo que consideremos tal sabedoria sendo Jesus, o texto não diz que tal sabedoria foi criada. A palavra traduzida para criar, é quanah, mas o seu sentido, não é este. Quanah aparece em Pv 1:5; 4:5 15:32;, e em dezenas de outras passagens, e nestas passagens é traduzida por "adquirir" ou "comprar". Este é o sentido da palavra, e assim, cai por terra o argumento de que Pv 8:22 diz que a sabedoria foi criada. A sabedoria foi estabalacida desde a eternidade (Pv 8:23), isto quer dizer que não teve começo (compare com Sl 90:2). Deus sempre teve sabedoria.

Com isto, nós vemos que os argumentos da STV para defender a idéia de que Cristo foi criado, se baseiam em três versículos tirados de contexto, e mal interpretados. Mesmo que interpretássemos tais versículos da forma absurda que a STV interpreta, teríamos uma infinidade de outros versículos que comprovam a eternidade de Jesus. Jesus é eterno (Ap 1:17; Jo 1:1; Mq 5:2;)!

Fonte: Internet

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog