PROBLEMA: Levítico 13 fornece as leis concernentes à lepra. Nos versículos 47-59 encontram-se as leis referentes à lepra nas vestimentas. Entretanto, a lepra é uma enfermidade infecciosa, causada por uma bactéria, que não afeta objetos inanimados como vestimentas. A Bíblia não teria errado, ao falar de vestimentas com lepra?
SOLUÇÃO: É simplesmente uma confusão de termos. A doença que nos dias de hoje se chama "lepra", também conhecida como "mal de Hansen", não é o mesmo tipo de infecção descrita no AT e que foi traduzida como "lepra". A doença hoje identificada como lepra é causada por uma bactéria e não produz os mesmos sintomas descritos em várias passagens do AT.
O termo hebraico tsaraath, traduzido por "lepra", é um termo que tem um sentido mais amplo, abrangendo todo tipo de doença da pele e todo sinal de infecção ou deterioração na superfície de objetos inanimados.
A deterioração nas vestimentas, e nos muros das casas (como em Levítico 14:33-57) provavelmente era devida ao ataque de algum tipo de fungo ou mofo, que age sobre esses materiais. As vestimentas infectadas eram queimadas (Lv 13:52). As casas infectadas eram limpas. Se a infecção não pudesse ser erradicada, as casas eram então demolidas e suas ruínas levadas para fora da cidade (Lv 14:45).
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.