Porque não guardo o Sábado



1. Em Cristo, a "Lei dos Mandamentos" foi derrubada unindo gentios e judeus na Igreja.

Ef 2:14-15: "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e derribando a parede da separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade, isto é a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, ..."


2. Na Nova Aliança há mudança de Lei

Hb 7:12­: "Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.".
Hb 7:18-19­: "Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou cousa alguma) e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus."

A Lei de Jesus da Nova Aliança é uma só:

"O meu mandamento é este: Que vos amei uns aos outros, assim como eu vos amei" (Jo 15.12; cf. Jo 13.34).

Na verdade, este mandamento fazia parte da Lei no VT (1Jo 2.7;2Jo 5,6; Lv 19.18).

3. O Sábado era sombra de Cristo.

Cl 2.16,17: "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo."

O sábado significa descanso. Cristo nos trouxe o descanso. Jesus é o descanso para o qual a sombra do sábado apontava (Mt 11.28-30). Jesus é uma antecipação do descanso verdadeiro que os cristãos experimentarão no céu (Hb 4.9).

4. O dia do sábado de Colossenses 2:16 é o sábado semanal.

Esse texto se refere aos sábados semanais. Paulo depois de mencionar comida e bebida, menciona festas (celebrações anuais), lua nova (celebrações mensais) e sábados (celebrações semanais). A única festa
anual, para a qual a palavra sábado foi aplicada, é o Dia da Expiação (Lv 16:31-32).

6. Não há diferença entre "lei moral" e "lei cerimonial"

Não há essa separação na Bíblia. Tudo é uma Lei só.

2 Cr 34:14:­ "...achou o Livro da Lei do Senhor, dada por intermédio de Moisés."
Esdras 7:6­: "...escriba versado na lei de Moisés, dada pelo Senhor Deus de Israel;"
Neemias 8:1, 8, 14, 18­: "...que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor tinha prescrito a Israel. . . . Leram no Livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia... . Acharam escrito na Lei que o Senhor ordenara, por intermédio de Moisés, que os filhos de Israel habitassem em cabanas, durante a festa do sétimo mês. . . Dia após dia leu Esdras do livro da Lei de Deus, desde o primeiro dia até ao último; e celebraram a festa por sete dias; no oitavo dia houve uma assembléia solene, segundo o prescrito.". Neemias 10.29 etc.

7. Afinal, como Jesus se refere à Lei?

Como um todo, é claro. Jesus não distingue lei moral de lei cerimonial.

Mt 5:19-43: "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus... Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás,... Não cometerás adultério... Qualquer que deixar sua mulher, que lhe dê carta de desquite... Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor... Olho por olho e dente por dente... Amará o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo....”carta de desquite... Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor... Olho por olho e dente por dente... Amará o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo....”

Quando Jesus fala de "mandamentos", Ele não está se referindo aos DEZ MANDAMENTOS. Esse é um acréscimo adventista (colocar "dez" antes de "mandamentos"). Mandamento é toda ordenança, ou ordem, ou ensinamento, do próprio Jesus ou de Deus expressos na Bíblia para Israel ou para a Igreja (veja 1Jo 3.22-24; 4.21).

A justiça na Nova aliança deve exceder as leis prescritas por Deus a Moisés, isto é, vai além dos Dez Mandamentos.

8. O sábado era só para os judeus.

Veja Êx 31:12-18­ ; Dt 5:1-3, 12­ ; Ez 20:10-12­.

Observe os requisitos para se guardar o Sabbath: não sair de sua casa (Êx 16:29); não poderia acender fogo em casa (Êx 35:3); e não poderia fazer ninguém trabalhar (Dt 5:14).

A pessoa que quebrasse a lei do Sabbath seria colocada à morte (Êx 31:15; Nm 15:32-35). Portanto, o castigo está associado à guarda do sábado. Para que haja coerência de procedimentos, quem guarda o sábado deveria, no caso de violação, aceitar o castigo correspondente. A guarda desse dia e o castigo pela desobediência são ordenanças de Deus e fazem parte da mesma Lei.

9. Jesus guardou o sábado?

Sim. Jesus era um judeu nascido sob a Lei (Gl 4:4). Jesus foi circuncidado, ofereceu sacrifícios, dizimou, guardou a Páscoa etc. (Lc 2:21; 5:12-14; Mt 26:18-19).

10. Paulo guardou o sábado?

Não. As Escrituras não ensinam isto. Havia um número de ocasiões em que Paulo ensinou em sinagogas, no sábado (At 18:4 etc.). Mas isso não prova que ele guardou o sábado como um dia santo de descanso.

11. O sábado é mandamento "perpétuo"?

Não. Outros mandamentos do Velho Testamento foram "para sempre" ou "perpétuos": a Páscoa (Êx 12:24); a queima do incenso (Êx 30:21), o sacerdócio Levítico (Êx 40:15), as ofertas de paz (Lv 3:17), a parte dos
sacerdotes nos sacrifícios (Lv 6:18, 22; 7:34, 36), o sacrifício anual de animais pela expiação dos pecados (Lv 16:29, 31,34) etc.

12. Jesus veio revogar a lei de Moisés?

Não. Ele veio "pra cumprir". Mt 5:17-18 diz: 

"Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar; vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra."

Jesus não veio para demolir ou destruir a lei. De fato, Ele era o cumprimento da Lei. Toda a lei e os profetas haveriam de desempenhar suas funções propostas, até o seu cumprimento em Cristo.

13. Jesus disse para orarem para que sua fuga não fosse no sábado.

Mt 24:20: "Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado." 

Jesus estava considerando a iminente destruição de Jerusalém. Ele aconselhou aos discípulos a orar para que sua fuga não viesse em um tempo difícil, como o inverno ou o sábado. Havia várias razões porque seria mais difícil fugir no sábado. Normalmente, os judeus trancavam as portas da cidade no sábado, e poderiam ser impedidos em sua fuga por judeus fanáticos; o sábado dificultaria a capacidade dos cristãos para comprar os mantimentos necessários para a fuga.

14. O papa mudou o sábado?

Esta afirmação pode ser desmentida historicamente. Tanto Inácio como Justino Mártir se referem aos cristãos adorando (não guardando) no primeiro dia da semana, e eles escreveram no segundo século, muito antes de haver um papa ou uma igreja católica. No ano de 57/58, em Trôade, na Ásia Menor, os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana (At 20:7) e Paulo aproveitou para lhes falar.

15. O sábado e a escravidão.

A instituição do sábado está associada à lembrança da libertação da escravidão egípcia (Ex 20:2; Dt 5:15; Ez 20:10). A intenção de Deus em dar o Sabbath a Israel não foi que se lembrassem da criação, mas que se
lembrasse de sua escravidão egípcia e o livramento do Senhor. Ele apontava para Cristo que libertaria da escravidão do pecado.

16. O sábado em Gênesis 2.1-3

Moisés escreveu o livro de Genesis no deserto, milhares de anos depois da criação. Havia um PROPÓSITO DIVINO em incluir o sábado de descanso no relato da criação: enfatizar o Sabbath como SOMBRA de Cristo (Cl 2.16). Não há registro bíblico do Sabbath antes dos filhos de Israel ter deixado a terra do Egito. Em nenhum lugar das Escrituras há qualquer indício de que guardar o Sabbath tenha sido praticado de Adão a Moisés. De fato, a primeira vez que lemos sobre homens guardando o sábado, ou um mandamento para os homens guardarem o sábado, é em Êxodo 16, depois que Moisés tinha guiado os israelitas para fora do Egito.

CONCLUSÃO

Muitos crentes sinceros fecham seus estabelecimentos comerciais ou dispensam empregos que demandem trabalho no sétimo dia da semana. Afinal, o sábado é um sinal de cristianismo? Estaria a Igreja obrigada a guardar o sábado?

Sábado (do hebraico sabbath) significa descanso. No Antigo Testamento, os israelitas deveriam descansar no sétimo dia em memória a libertação da escravidão egípcia (Ex 20.1; Dt 5.15).Mas o sábado tinha um significado maior: apontava para o futuro descanso de redenção que Deus realizaria em favor do Seu povo.

O apóstolo Paulo adverte: 

"Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo." (Cl 2.16,17). 

O texto fala de eventos anuais (dia de festa), mensais (lua nova) e semanais (sábados).

O sábado judaico era apenas uma “sombra”, uma profecia da redenção que ocorreria através de Jesus Cristo. Mas agora a redenção já se realizou. Jesus veio e cumpriu a profecia (Mt 5:17-18).

Jesus é o descanso para o qual a sombra do sábado apontava. Jesus é também uma antecipação do verdadeiro descanso que os cristãos experimentarão no céu (Hb 4.9).

Embora deva evitar qualquer julgamento preconceituoso (Rm 14.1-12), você agora possui uma nova perspectiva sobre o descanso da redenção: não um dia, mas Jesus Cristo.

O Sabbath foi estabelecido para Israel, não para a igreja. O Sabbath ainda é sábado, não domingo, e nunca foi mudado. Mas o Sabbath é parte da Lei do Velho Testamento, e os cristãos são livres da servidão da Lei (Gl 4:1-26; Rm 6:14).

Guardar o Sabbath não é algo cobrado dos cristãos, seja um sábado ou domingo.

FIM

Roberto Marques é ex-adventista. Teólogo, mestre em Missiologia e doutor em Teologia, hoje é membro da Igreja Batista Nova Esperança.

3 comentários:

  1. eu não acho que jesus aboliu o sábado porque o sábado é um dia santo.
    até nesse dia jesus descansou na sua morte.
    descansou no sábado para depois no domingo poder ressuscitar.
    em apocalípce fala que a besta viria para perseguir todos aqueles que guardam os mandamentos e tem o testemunho de jesus.
    e eu acho que isso já está acontecendo.
    que Deus possa te abençoar,
    e que o espírito santo de Deus possa está te dando entendimento da palavra de cristo!

    ResponderExcluir
  2. Acho que o que mais prático nesse caso é pensar se Deus sendo Deus abençoou e santificou o sábado...Cristo sendo Deus ou quando homem guardou e santificou o sábado e o Espírito Santo sendo Deus também nos ensina a guardar e santificar o sábado. Por que eu faria diferente disso! que se dane Moises se guardou ou não, que se dane Paulo se guardou ou não, que se dane os judeus se guardam ou não, eu sei é que a salvação é individual e eu não preciso ficar tentando desvendar ou maquiar mistérios bíblicos simplismente para satisfazer minhas vontades ou vontades humanas. Fato é, se Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo fez eu também faço e eu não tenho que discernir nada do que está escrito por que tudo o que foi escrito para nós foi escrito. Se Deus disse: Lembra-te é por que em sua oniciência sabia que nós esqueceriamos, se disse: santifica (Separa) por que não é apenas sombra como muitos afirmam e sim fato, um pacto de Deus (Triunidade) com os homens; um sinal de Obediência, Fidelidade e amor a Ele que temos que ter.

    Luiz Mathias dos Santos Júnior
    Professor e Membro da Igreja Adventista da Promessa em Baixo Guandu - ES.

    ResponderExcluir
  3. o problema não é sábado, e sim o homem que quer fazer do sábado uma religião, lembre-se o homem não foi feito por causa do sábado e sim o sábado por causa do homem, foram os sabatista que mataram jesus e até hoje matam.leia(joão 5.18) E se você quer saber nem os adventistas observam direito o sábado porque para observar o sábado todo judeu tinha que se reunir no templo depois do por do sol a da sexta feira e só sair depois do por do sol do sábado. agora eu ti pergunto eles fazem isso?

    ResponderExcluir

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Irmãos

Marcadores

dificuldades bíblicas (952) Norman Geisler (837) Thomas Howe (770) Deus (204) Testemunhas de Jeová (171) Bíblia (137) Catolicismo (110) Don Stewart (107) Salvação (100) Jesus Cristo (93) Mateus (92) Evangelismo (90) Gênesis (87) Adventismo (80) David A. Reed (71) Ron Rhodes (67) João (64) divindade de Jesus (64) Atributos de Deus (60) Apologética (49) idolatria (47) Êxodo (47) Salmos (46) mariolatria (44) pecado (43) Deuteronômio (42) trindade (42) ressurreição (40) Espiritismo (38) Lucas (38) Mario Persona (38) Moisés (37) Islamismo (34) sono da alma (34) 1 Samuel (33) profecias (33) sábado (33) 1 Coríntios (32) Números (32) seitas orientais (32) videos (31) seitas e heresias (30) HQ (29) Paulo (29) tradução do novo mundo (29) Maria (28) céu (27) Mormonismo (26) Atos (25) Isaías (25) ciência (25) história (25) inferno (25) aniquilacionismo (24) 2 Reis (23) Davi (23) escatologia (23) reencarnação (23) Espírito Santo (22) Videos Evangelismo (22) mal (22) oração (22) Hebreus (21) existência de Deus (21) mandamentos (21) apocalipse (20) imortalidade da alma (20) 2 Samuel (19) (19) Marcos (19) Romanos (19) morte (19) Abraão (18) Eclesiastes (18) Ateísmo (17) Israel (17) Josué (17) Lei (17) Provérbios (17) boas obras (17) 1 Reis (16) Discipulado (16) Evolucionismo (16) Levítico (16) falsos profetas (16) vinda de Cristo (16) 2 Crônicas (15) Homossexualismo (15) Matt Slick (15) Ufologia (15) evangelho (15) imagens (15) Ezequiel (14) Jeremias (14) Juízes (14) alma (14) apócrifos (14) Salomão (13) Satanás (13) milagres (13) sociedade torre de vigia (13) Adão (12) (12) Homem (12) anjos (12) corpo (12) força ativa (12) igreja (12) tradição (12) 1 Crônicas (11) Maomé (11) Messias (11) criação (11) 144 mil (10) Colossenses (10) Daniel (10) arqueologia (10) arrebatamento (10) consulta aos mortos (10) dinheiro (10) nova era (10) paraíso terrestre (10) universalismo (10) At (9) Ellen G. White (9) Jacó (9) Pai (9) Teologia da Prosperidade (9) Tiago (9) eleição (9) nome Jeová (9) Elias (8) Hinduísmo (8) Judaísmo (8) ceia do Senhor (8) crucificação (8) diabo (8) graça (8) macumba (8) predestinação (8) teodicéia (8) transfusão de sangue (8) 1 Pedro (7) 1 Ti­móteo (7) Budismo (7) Bíblia Apologética (7) Efésios (7) Eva (7) Israel x Igreja (7) Papa (7) Pedro (7) Verdade (7) aborto (7) certeza (7) meditação transcendental (7) mentira (7) pacto (7) parábolas (7) purgatório (7) quimbanda (7) umbanda (7) 1 João (6) Palavra da Fé (6) arca de Noé (6) demônios (6) espírito (6) eucaristia (6) filhos de Deus (6) fé x razão (6) genealogia (6) juízo investigativo (6) nascer de novo (6) não-crentes (6) perdão (6) religiões (6) sacri­fício (6) sola scriptura (6) vida eterna (6) Caim (5) Ciência Cristã (5) Cântico dos Cânticos (5) Dia do Senhor (5) Downloads (5) Eliseu (5) Esdras (5) Ester (5) Filipenses (5) Kirk Cameron (5) Missões (5) Mitologia (5) NT (5) Ray Comfort (5) Saul (5) Testemunhos (5) adoração (5) arcanjo Miguel (5) ascensão (5) casamento (5) orixás (5) perder (5) poligamia (5) politeísmo (5) seitas diversas (5) sofrimento (5) templo (5) traduções (5) Alcorão (4) Criacionismo (4) Gálatas (4) Hélio Júnior (4) Joel (4) Jonas (4) João Batista (4) Judas irmão de Tiago (4) Justificação (4) Livros (4) Neemias (4) arrependimento (4) divórcio (4) fim do mundo (4) galardão (4) indulgências (4) novo nascimento (4) ocultismo (4) santos (4) suicídio (4) 1 Tessalonicenses (3) 2 Coríntios (3) 2 Pedro (3) Alá (3) Filemom (3) Isaque (3) Judas Iscariotes (3) Melquisedeque (3) Oséias (3) Paulo Sérgio de Araújo (3) Pentecostes (3) Sacramentos (3) Tito (3) agnosticismo (3) batismo pelos mortos (3) benção (3) besta (3) bramanismo (3) carne (3) cristianismo (3) dons (3) ecumenismo (3) escravidão (3) exclusivismo (3) feitiçaria (3) filosofia (3) livre arbítrio (3) meninos de Deus (3) oração pelos mortos (3) pan­teísmo (3) pena capital (3) pentecostalismo (3) politeísta (3) refeição noturna (3) regeneração (3) relíquias (3) santuário celestial (3) segurança (3) sexo (3) taoísmo (3) testemunho Adventista (3) videos testemunhas de Jeová (3) 2 João (2) 2 Tessalonicenses (2) Ageu (2) Amós (2) Autor (2) C. S. Lewis (2) Egito (2) Enoque (2) Golias (2) Habacuque (2) Humor (2) ICP (2) King James (2) Lázaro (2) Lúcifer (2) Malaquias (2) Obadias (2) Paul Washer (2) Paz (2) Pergunta do Leitor (2) Páscoa (2) Rute (2) Sansão (2) São Jorge (2) Tim Conway (2) Unidade Pentecostal (2) William Lane Craig (2) adultério (2) amigos (2) apóstolos (2) arca da aliança (2) astrologia (2) batismo (2) bebidas alcoólicas (2) charlatão (2) comunismo (2) conversão (2) crianças (2) cristãos (2) cruz (2) curar (2) dispensação (2) estaca (2) estado intermediário (2) extrema-unção (2) família (2) grande tribulação (2) hare krishina (2) hedonismo (2) igreja messiânica mundial (2) incesto (2) jejum (2) línguas (2) maldição (2) maçonaria (2) missa (2) mulher (2) onipresença (2) onisciência (2) paganismo (2) primogênito (2) santificação (2) teologia (2) testemunho TJ (2) transubstanciação (2) unicismo (2) vidente (2) 2 Ti­móteo (1) 3 João (1) Abba (1) Adolf Hitler (1) Anjo do Senhor (1) Anticristo (1) Antigo Testamento (1) Arminianismo (1) Benny Hinn (1) Biblia na Linguagem de Hoje (1) Bruxaria (1) Cabala (1) Ceticismo (1) Charles Haddon Spurgeon (1) Congregação Cristã no Brasil (CCB) (1) Código Da Vinci (1) Dalai Lama (1) Debates (1) Dia da Expiação (1) Eli (1) Estêvão (1) Festa dos Tabernáculos (1) Freud (1) Gamaliel (1) Hiper-Calvinismo (1) Igreja da Unificação (1) J. G. Bellet (1) J. H. Smith (1) Jerusalém (1) John Piper (1) Josefo (1) Labão (1) Lamentações (1) Leviatã (1) Lutero (1) Manuscritos do Mar Morto (1) Mardoqueu (1) Maria Madalena (1) Miquéias (1) Moral (1) Mordechai (1) NVI (1) Naum (1) Novo Testamento (1) Programas (1) R.C. Sproul (1) Reforma (1) Relativismo (1) Septuaginta (1) Sofonias (1) Sócrates (1) Terra Santa (1) Teísmo (1) Tomás de Aquino (1) Vodu (1) Wicca (1) Zacarias (1) Zeitgeist (1) acepção (1) ahmadi (1) aniversário (1) blasfemar (1) cabelo (1) carnaval (1) circuncisão (1) cobiçar (1) confucionismo (1) costume (1) cronologia (1) cultura (1) denominação (1) deísmo (1) dilúvio (1) esposa (1) essênios (1) falun dafa (1) falun gong (1) fariseus (1) feng shui (1) fé mundial bahá'í (1) hades (1) história mormonismo (1) história testemunhas de Jeová (1) holocausto (1) humanidade (1) igreja da unificação (moonistas) (1) incredulidade (1) jainismo (1) jardim do Éden (1) ju (1) julgamento (1) karma (1) lepra (1) mahikari (1) maniqueísmo (1) mel (1) milênio (1) modalismo (1) monoteísmo (1) médium (1) onipotência (1) perfect liberty (1) placebo (1) profeta (1) profissão (1) psicanálise (1) purim (1) responsabilidade (1) sac (1) saduceus (1) santuário (1) seicho-no-iê (1) sheol (1) sikhismo (1) sincretismo (1) soberania (1) superstição (1) tabernáculo (1) teofania (1) torre de Babel (1) transfiguração (1) tártaro (1) unitarismo (1) vida (1) videos mormonismo (1) véu (1) vício (1) xintoísmo (1) yoga (1) zoroastrismo (1)

Menu

Postagens populares

Top 10 do Mês

Ele Escolheu a Cruz - Hélio Júnior

   A Tentação no Deserto (Mateus 4)

Top 10 Geral