SOLUÇÃO: Mesmo que Paulo estivesse errado pelo que fez, isso não seria uma prova de que a Bíblia tenha errado em seu ensino, mas simplesmente de que Paulo errou. O apóstolo, como qualquer outro ser humano, era sujeito ao erro. Como a Bíblia é a Palavra de Deus (veja Introdução), ela não pode errar em nada do que ensina.
Além disso, a ação de Paulo, fazendo Timóteo circuncidar-se, não é necessariamente inconsistente com o que ele ensinou em Gálatas, já que os dois casos são diferentes. Paulo se opunha violentamente a quem quer que fizesse a circuncisão como necessária para a salvação. Mas ele não se opôs a ela como proveitosa para a evangelização. De fato, Paulo disse também:
"Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei" (1 Co 9:20).Entretanto, quando os judaizantes insistiram que "se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos" (At 15:1), então Paulo tomou uma obstinada posição contrária à circuncisão.
A respeito do comportamento adotado pelo apóstolo Paulo em relação à circuncisão de Timóteo, o texto escriturístico neotestamentário informa que:
ResponderExcluira)houve aí "erro" (deslize, fraqueza, desobediência, etc) de comportamento por parte do apóstolo: isto é, Paulo teria tomado atitude oposta à que adotou, caso houvesse obedecido ao Senhor nesta ocasião.
b) não houve aí "erro" (deslize, fraqueza, desobediência, etc) de comportamento por parte do apóstolo; isto é, ele procedeu em harmonia com o Espírito Santo - que opera aquilo que a Escritura dispõe e jamais se contrapõe a esta - e, se houvesse procedido diferentemente do que fez, teria desobecido a Deus nesta ocasião.
c) a Escritura nos ensina, sobre este assunto, alguma outra (além das opções "a" e "b" acima) alternativa?