Templo Bahá'í |
Mirzá Alí Muhammad (o Bab) e Mirzá Husayn Alí (Bahá'u'lláh). Fundada em 1844 no Irã. A sede se encontra em Haifa, Israel.
ESCRITURAS:
As escrituras de Bahá 'u'lláh e Abdu'-I-Bahá: Kitabi-i-Aqdas e Kitab-i-Lqan. A Bíblia, interpretada espiritualmente, para concordar com a teologia Bahá'i.
DEUS:
Deus é um ser divino incognoscível que se revela através de novas manifestações (líderes religiosos), incluindo, Moisés, Buda, Confúcio, Jesus, Maomé e Bahá'u'lláh.
JESUS:
Jesus é uma das muitas manifestações de Deus. Cada manifestação substitui a anterior, dando novas revelações acerca de Deus. Moisés, que foi substituído por Jesus, que foi substituído por Maomé e mais recentemente pelo melhor Bahá'u 'lláh (Glória de Deus). Jesus não é Deus e não ressuscitou dentre os mortos. Ele não é o único caminho para ir a Deus. Jesus regressou ao mundo na forma de Bahá'u'lláh.
ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é a energia divina de Deus que concede poder a cada manifestação. O Espírito da Verdade refere-se a Bahá'u'lla'h
SALVAÇÃO:
Fé na manifestação de Deus (Bahá'u'lláh). A Salvação é obtida pelo conhecimento e prática dos princípios ensinados por Bahá'u'lláh.
MORTE:
Imortalidade pessoal baseada nas boas obras. Haverá recompensas para os fiéis. O céu e o inferno são condicionais.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
A fé Bahá'í originou-se como seita islâmica e é severamente perseguida no Irã. Sua crença é que todas as religiões têm a mesma origem, princípios e aspirações. Enfatiza a unidade e a unificação do mundo. Suas reuniões são denominadas assembléias espirituais.
Me chamo Maurício Neubson. Sou agnóstico de origem e pesquisador de Religião Comparada!
ResponderExcluirDesejo lançar mais luz a compreensão dos ensinamentos bahá'ís.
De muitos pontos a considerar, destaco um.
A expressão:
"Cada manifestação substitui a anterior, dando novas revelações acerca de Deus."
talvez esteja mal compreendida.
A Manifestação de Deus não substitui a anterior, muito menos a sucede, apenas a completa e renova seus ensinamentos e leis reveladas. Um Manifestante de Deus não renega aquele que o precedeu ou muito menos usurpa sua posição ou desdenha sua missão, mas sim o confirma e cumpre as promessas deste e dá testemunho da verdade de suas palavras e de sua autenticidade como provindo de Deus.
Com base no conceito da Revelação Progressiva elucidado por Bahá'u'lláh, deve-se entender este ensinamento a partir do mesmo princípio que está escrito no Evangelho e toda a Bíblia, pois Cristo apresenta-se aos judeus como um “novo Moisés" quando diz no sermão do Monte: "foi dito... Eu, porém vos digo..."
"Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento," (Jesus, em Mateus 5:17)
"Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, pois esta é a Lei e os Profetas." (Jesus, em Mateus 7: 12)
"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" Ele respondeu: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". (Jesus, em Mateus 22: 36-39)
"Se crêsseis em Moisés, haveríeis de crer em mim, porque foi a meu respeito que ele escreveu. Mas se não credes em seus escritos, como crereis em minhas palavras?" (Jesus, em João 5: 46-47)
"O Senhor nosso Deus vos suscitará dentre os vossos irmãos um profeta semelhante a mim; vós o ouvireis em tudo o que ele vos disser." (Pedro citando Moisés e referindo-se a autenticidade de Jesus, em Atos 3: 22)
Espero ter contribuído com o comentário!
A opinião aqui expressa é de interia responsabilidade minha como indivíduo, e não representa de forma alguma a opinião da comunidade bahá’í.
Grato pela atenção! Paz!