Por que o versículo de 1 João 5:7 referente à Trindade é omitido em muitas das atuais traduções da Bíblia?

PROBLEMA: João declara que "há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um" (1 Jo 5:7). Esta é a mais clara declaração da Trindade na Bíblia. Entretanto, muitas das modernas traduções omitem esse versículo. Por quê?

SOLUÇÃO: A razão é muito simples. Esse versículo realmente não tem suporte entre os antigos manuscritos gregos, embora seja encontrado nos manuscritos latinos. O seu aparecimento em posteriores manuscrito fé gregos baseou-se no fato de que Erasmo foi posto sob pressão eclesiástica para incluí-lo no seu NT grego de 1522, já que o havia omitido em suas duas edições anteriores, de 1516 e 1519, por não ter encontrado» manuscritos gregos que o contivessem.

A inclusão desse versículo na Bíblia latina provavelmente foi por ter um escriba incorporado um comentário marginal (um comentário) ao te (to, ao copiar o manuscrito de 1 João. Isso, porém, viola quase todas as regras do criticismo textual. Assim, muitas das versões que mantêm esse versículo o fazem entre colchetes (como no caso da ARA), e outras ai ida inserem uma nota de rodapé dizendo: "isto não é encontrado em nenhum manuscrito grego anterior ao século doze" (N VI).


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

1 comentários:

Missionario Clayton disse...

Shalom Adonai esse verso de Joao nao existe nem em hebraico e muito menos em grego vemos em umas das melhores traduções: Yochanan Alef Capítulo 5.6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Yeshua HaMashiach; não só pela água, mas pela água e
pelo sangue.
7 E a Ruach é a que dá testemunho, porque a Ruach é a verdade.
Fonte: Bíblia Peshita

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog