Adão e Eva foram pessoas reais, ou apenas um mito?
"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1 : 27)
PROBLEMA: Muitos eruditos modernos consideram os primeiros capítulos de Gênesis como um mito, e não os tomam como históricos. Mas a Bíblia parece apresentar Adão e Eva como pessoas reais, que tiveram filhos, dos quais todo o restante da humanidade proveio (cf. Gn 5:lss).
Terceiro, a mesma frase ("são estas as gerações de") usada para registrar dados históricos posteriores em Gênesis (6:9; 9:12; 10:1, 32; 11:10, 27; 17:7, 9) é empregada com respeito a Adão e Eva (Gn 5:1).
Quarto, cronologias posteriores do AT colocam Adão no topo da lista (1 Cr 1:1).
Quinto, o NT põe Adão no início da lista dos antecedentes de Jesus (Lc 3:38).
Décimo, é lógico que teve de haver um primeiro casal real de seres humanos, macho e fêmea, pois, caso contrário, a raça humana não teria como começar a existir. A Bíblia chama a esse casal, que de fato existiu, de "Adão e Eva", e não há por que duvidar de sua real existência.
Eu,gostaria de dividir estas minha dúvida ou até até mesmo descoberta com todos. Certo dia estudando a bíblia, me deparei com os seguintes capitulos da bíblia em Gênis, onde narra a queda de adão e eva . Aquestão é, será que adão e Eva tiveram filhos antes do pecado? No livro de Gênis capitulo 3: 13 - 16 diz assim: Disse o Senhor Deus à mulher : Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi .
ResponderExcluir14 Então, o Senhor Deus disse à serpente : Visto que isto fizestes, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre seu o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.
15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descenência. Este te ferirá acabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
16 Eà mulher disse: multiplicarei sobremodo os sofrimento da tua gravidez; Em meio dores darás à luz filhos ;o teu desejo será para teu marido,e ele te governará.
Eu só posso multiplicar alguma coisa, se ela já existe.Como Eva poderia agora vir a sentir dores de parto ,se ela não sabia o que era ter filho! E nem o que era gravidez.
Se alguem solber alguma coisa a respeito disso, compartilhe conosco.
Paz Irmão!
ResponderExcluirPor favor não se ofenda...
Pense bem, qual foi o seu propósito ao estudar a Palavra de Deus?
Procurar erros para não acreditar nela?
Se você realmente estivesse "estudando" a Bíblia teria encontrado erros em você e não nas Escrituras.
"Multiplicarei sobremodo os sofrimento da tua gravidez" significa que ela teria muitas dores e sofrimentos, quando estivesse para ser mãe, não há nada demais aqui, o verso seguinte confirma isso "Em meio dores darás à luz filhos". Simples assim. Você parece estar procurando chifre em cabeça de cavalo. Não faça irmão, procure saber o que é realmente importante, ou seja, a sua Salvação em Cristo Jesus! Quer um conselho estude as profecias.
Um grande abraço!
Graça e Paz!
Para você refletir:
ResponderExcluirContradições da Bíblia - Por que estão lá?
A Bíblia aparenta ter muitas contradições em suas páginas. Por exemplo, os quatro evangelhos oferecem quatro relatos diferentes, a respeito do que foi escrito na placa que estava pendurada na cruz.
Mateus diz: "Este é Jesus o Rei dos Judeus" (27:37).
No entanto, Marcos contradiz isso com "O Rei dos Judeus" (15:26).
Lucas afirma algo diferente: "Este é o Rei dos Judeus" (23:38)
E João sustenta que a placa dizia "Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus" (19:19).
Aqueles que estão à procura de contradições portanto podem dizer: "Veja, a Bíblia está cheia de erros!" e resolvem por rejeitá-la inteiramente como sendo indigna de confiança.
Entretanto, aqueles que confiam em Deus não encontram nenhum problema em harmonizar os Evangelhos. Não há nenhuma contradição se a placa disse simplesmente: "Este é Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus".
A base religiosa da confiança deles está sobre duas verdades: 1) "toda a Escritura é inspirada por Deus" (2 Timóteo 3:16); e 2) uma regra elementar da Escritura é que Deus tem intencionalmente incluído aparentes contradições na Sua Palavra para servir de "armadilha" aos soberbos.
Ele tem "escondido" essas coisas do "sábios e inteligentes" e "as revelaste aos pequeninos" (Lucas 10:21), propositadamente escolhe as coisas loucas para confundir as sábias (1 Coríntios1:27).
Pense nisso irmão!
Em Cristo,
Hélio S. Júnior
Questionar a palavra não é pecado... ler ter duvidas e perguntar não é procurar chifre em lugar algum.... ser sincero consigo mesmo... pq até vc um dia já se pegou questionando o mesmo e foi atras de suas respostas !
ResponderExcluirDesculpe-me... mas pareceu que o sr. "como acreditar na bíblia" estava criticando a Palavra de Deus sem motivos, não querendo acreditar nela por uma "aparente" dificuldade bíblica... e não que estivesse tirando dúvidas...
ResponderExcluirVISTO QUE A RAÇA HUMANA TEM 50 MILHOES DE ANOS, MAS SEGUINDO A GENEALOGIA DE ADAO NOTA SE 6 MIL ANOS.
ResponderExcluirEntendemos que eles eram seres espirituais, e após a desobediência comeram do fruto que os transformavam em animais (matéria bruta), como o reino de Deus não é de carne e sangue, caíram no mundo material, tais espíritos "perderam" o paraíso. Adão foi o precursos da raça adâmica, simboliza o momento em que os homens primitivos ou chamado raça pré-adâmica iniciam o conhecimento da diferença entre o certo e o errado, passando a ter condições de optar pelo caminho que prefere seguir. É aí que o homem se torna Homem e deixa de ser selvagem.O caminho do bem leva diretamente a Deus. O caminho do mal leva à satisfação dos prazeres imediatos e individuais. Este caminho, apesar de aparentemente saboroso, é longo e inóspito. Muito adiante do homem terrestre em inteligência e cultura, eles promoveram notável surto de progresso em nosso planeta. Deles originaram-se o grupo dos Árias, a civilização do Egito, o povo de Israel e as castas da Índia. Quando eles aqui chegaram, a Terra já estava povoada desde tempos antigos, como a América (pelos índios), quando aqui chegaram os europeus. Um exemplo é Caim, que após matar seu irmão Abel, saiu vagando pelo mundo, por ordem de Jeová, encontrando assim, a terra de Nod, a leste de Éden, onde conheceu sua esposa dando-nos a entender que havia mais pessoas habitando o paraíso. Mas lembremos que, assim como Adão e Eva, Caim e Abel também são figuras alegóricas, estes simbolizam a personalidade das criaturas.