Seitas e Heresias - Crenças Aberrantes X Verdades Bíblicas



Revista Defesa da Fé - nº 1 ano 2 de 1998

O título desta matéria inclui várias crenças, algumas das quais são divisivas, ao passo que outras são nítidos desvios da verdade. Serão descritas no decurso da matéria. Comecemos com a aprendizagem de alguns termos:


Uma heresia é uma opinião fora da harmonia com as doutrinas bíblicas primárias. Contém as sementes da divisão ou da dissidência. Na idade média a igreja assumiu grandes poderes sobre a vida humana, e as pessoas que caíam sob a suspeita da heresia eram excomungadas ou até mesmo executadas. Se alguém tivesse alguma objeção em relação a uma injustiça ficava quieto, ou tomava grande cuidado com o modo de expressar a sua opinião. Uma heresia pode desenvolver se num culto ou seita, e então ficar sendo uma denominação ou igreja.

Culto

Derivada da palavra latina cultus, culto significa "veneração" ou "adoração"; por exemplo, os membros de um culto ao sol adoram o sol. Os adeptos de uma crença religiosa inortodoxa ou falsa são considerados praticantes de um "culto". Freqüentemente, uma pessoa permite que uma idéia ou noção antibíblica arraigue se no seu coração. À medida que a pessoa permite que esta crença se desenvolva, pode separar se da Igreja (se tiver conexões com uma delas). Se for uma pessoa dinâmica, um fundador com carisma, pode atrair outros para si, e à medida que apóiam as suas noções, o culto cresce.

Extraído do livro As Pessoas e Suas Crenças, ICI ETAD, Campinas, SP, 1987, pp. 268 276

Seita

Uma seita é semelhante a um culto, só que seita sugere "dissidência" ou um "rompimento" com o grupo original. Uma seita é maior do que um culto, e pode crescer até formar uma denominação. Alguns não pentecostais no passado consideravam os pentecostais como uma seita, mas agora os pentecostais representam o segmento maior da igreja, com um crescimento mais rápido.

Recentemente uma epidemia de cultos, seitas e heresias espalhou se por todo o mundo. Alguns classificam se na categoria de religiões pseudo cristãs, tais como o mormonismo, a Ciência Cristã, as Testemunhas de Jeová, a Igreja da Unificação, o Caminho Internacional, os Meninos de Deus e muitos outros. Alguns pastores apresentam conceitos psicológicos dentro das igrejas estabelecidas, como se fossem o caminho para o pensamento positivo e da possibilidade, a confissão positiva e o evangelho da prosperidade. Embora alguns que sustentam estas crenas tenham permanecido dentro da igreja, muitos cristãos consideram que não estão de conformidade com a sã doutrina, ou como "ladrões que sobem por outra parte" (Jo 10.1).

Cultos não religiosos, que seguem determinados personagens, incluem Hare Krishna, EST, Meditação Transcedental, Missão Luz Divina, Bhagwan Shree Baneesh, Teosofia, Cientologia, Espiritismo, Yoga, Baha'i , e muitos outros provenientes da Índia. Embora seus métodos e motivos de procurarem riquezas fáceis e prazeres físicos sejam muito criticados pela igreja e pela sociedade em geral, estão sendo tolerados e crescem com rapidez.

Fundamentos do cristianismo

As seitas provocadoras de divisões têm o hábito de selecionarem textos de provas para apoiarem suas falsas reivindicações, de não considerarem o contexto dos versículos, ou de distorcerem o significado das Escrituras. O cristão, portanto, deve estar bem escolado na "fé que uma vez foi dada aos santos" (Jd 3). Você deve "estar sempre preparado para responder... a razão da esperança que há em vós" (I Pe 3.15). Nossas ordens são: não disputar com eles, nem os vencer nos argumentos, mas ajudá-los. Os praticantes dos cultos freqüentemente distorcem várias verdades bíblicas fundamentais. Para ajudar-nos a reconhecê-las podemos colocá-las na chamada balança dos oito temas da sã doutrina.

A Deidade e unidade na Trindade

Uma das primeiras doutrinas que os cultistas distorcem é a da trindade. O Credo de Nicéia, em 325 d.C., estabeleceu a igualdade entre o Filho e o Pai, bem como a doutrina da trindade. Foram aceitos os dois lados de uma questão, a saber: que há três Pessoas na Deidade, e que Deus é revelado em três Pessoas. Os textos bíblicos que apóiam a trindade incluem os seguintes:

O Filho fala, o Pai e o Espírito enviam.
"E agora o Senhor Jeová me enviou o seu Espírito" (Is 48.16)
Aqui, Jesus foi batizado, o Espírito desceu, e o Pai falou.
"E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3.17).
"Batizando as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28.19)
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (I Tm 2.5).



Deus é um só

Os cultistas não somente distorcem o ensinamento bíblico sobre a trindade como também confundem a unidade de Deus. Uma das grandes verdades bíblicas é que a natureza de Deus é una e indivisa. Ele não é composto de partes; seu ser é único e Ele é numericamente uno. O homem, em contraste, é um ser composto e tem tanto uma parte material (o corpo), quanto uma parte imaterial (a alma e o espírito). Dentro da unidade de Deus, há lugar para distinções pessoais entre a natureza divina. Dentro da essência divina, três distinções ficam evidentes, conforme foi evidenciado anteriormente. Finalmente, a unidade de Deus indica claramente o fato dele não ser um dentre muitos deuses; Ele é o único Deus!
"Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor" (Dt 6.4)
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (I Tm 2.5).
"O Senhor é Deus: nenhum outro há senão Ele" (Dt 4.35).
"Só o Senhor é Deus em cima no céu, e em baixo na terra; nenhum outro há" (Dt 4.39).


Jesus Cristo é o divino Filho de Deus

É essencial que Jesus, que carregou os nossos pecados, seja um sacrifício perfeito, plenamente capacitado a pagar a penalidade do, pecados da raça humana. Ele deve ser mais que um homem bom; Ele deve ser Deus.
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua Glória, como a Glória do unigênito do Pai, cheio de grau e de verdade" (Jo 1.1,14).
"Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz uni filho, e será o seu nome EMANUEL" (Is 7.14).
"Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos Jesus Cristo nosso Senhor'  (Rm 1.4).


O Espírito Santo é nosso consolador

O crente deve ter a capacitação de viver uma vida que agrada a Deus. É essencial que habite nele aquele que pode fornecer poder para viver com justiça e realizar o propósito de Deus.
"Quando vier o Consolador ... ele testificará de mim". E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo... Ele vos guiará em toda verdade" (Jo 15.26; 16. 8,13).
"Mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós... Esse vos ensinará todas as coisas" (Jo 14. 17,16).
"E, cumprindo se o dia de Pentecoste ... todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram u falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem". (At 2.1 4)
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser me eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (At l.8)


Todas as pessoas pecaram

Se é para as pessoas corresponderem à oferta da salvação que Deus lhes faz, devem reconhecer que todas elas estão condenadas diante de Deus e que necessitam de um Salvador. Todas as pessoas, portanto, são culpadas diante de Deus.
"Não há um justo, nenhum sequer... Porque todos pecaram e destituídos estão da glória e Deus" (Rm 3.10,23).
"Tudo o que não é de fé é pecado" (Rm 14.23).
"Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade" (I Jo 3.4). 
"Toda a iniqüidade é pecado" (I Jo 5.17).

Só há redenção no sangue de Cristo

Visto que Jesus pagou a penalidade pelos pecados dos seres humanos, tudo quanto é 'gido que se faça é que aceitem a sua provi. Isto requer que se arrependam dos seus pecados e creiam que Deus os perdoa.
"Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas" (Ef 1.7).
"E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas" (CI 1.20).
"Mas este [Sacerdote], havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus" (Hb 10.12).

Salvação é pela graça

É totalmente essencial que as pessoas recoeçam que não são dignas da salvação. Deus rdoa através da sua misericórdia e do sacrifíio de Cristo. Então, uma vez que tenham receído o perdão, demonstram seu amor medinte o seu comportamento.
"Mas a todos quantos o receberam, deu lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome" (Jo 1.12).
"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" (Jo 3.36)
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus " (Ef 2.8).


Depois da morte virá o juízo

O homem é um ser moral num universo oral. Nesta condição, precisa prestar contas a eus pela vida que vive e pela sua reação à ferta da salvação que Ele faz. Tão seguramene quanto aos homens mortais morrem, assim ambém é dever prestar contas diante de Deus elo tipo de vida que vivem.
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm 6.23).
"E como aos homens está ordenado morrerem um vez vindo depois disso o juízo..." (Hb 9.27).
"Quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labaredas de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais por castigo padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder" (2Ts 1.7 9).
É surpreendente ficar sabendo quantas seitas distorcem verdades ou práticas específicas. Se o cristão tiver consciência destes aspectos do pensamento dos adeptos das seitas, poderá refutar os seus erros. Aqui, sugerimos algumas marcas distintas dos cultistas, que chamaremos os sinais de identificação da erro.

A vida do fundador

Devemos fazer perguntas a respeito do fundador, como por exemplo: Ele detém, por nomeação própria, um alto carga, tal como profeta, apóstola, grão mestre ou até mesmo messias? É um místico psíquico que entra em êxtase e vê visões ou sonhos? Sofre alucinações? Se a resposta for "sim" a estas perguntas, tenha suas suspeitas sobre o culto. Muitos cultistas alegam que seu líder é divinamente inspirado ou entendem que é igual a Deus.

Seu conceito de Deus

Outra consideração a ser descoberta no tocante àqueles que pertencem a uma seita é a sua crença no tocante à trindade. Alguns acham que Deus é uma força, um tirano ou um ser impessoal. Talvez reverenciem pinturas, estátuas dos santos, ou até mesmo os adorem. Os rituais fazem parte importante da sua adoração. Jesus Cristo pode y~ ser chamado um mestre, profeta ou avatar ", /encarnação/ de outro santo. O Espírito Santo é freqüentemente minimizado ou suas manifestações são imitadas.

Escrituras alternativas

Um sinal importante de identificação dos membros das seitas é o livro que consideram sagrado. Colocam outro livro no mesmo nível que a Bíblia? O livro foi escrito pelo fundador e é necessário para a interpretação da Bíblia? Como o livro veio a existir? Suas origens documentárias podem ser confirmadas? Os cultistas freqüentemente dizem que Deus deu uma nova revelação depois das tempos, quando foi escrito o Novo Testamento. Elogiam a Bíblia da boca para fora, mas confiam muito mais nos seus próprios livros. Segundo nosso ponto de vista, qualquer escrito, fora da Bíblia, que é considerado sagrado, é suspeito e se não

Reivindicações a exclusividade da verdade

Alguns cultistas reivindicam ter conhecimento exclusivo de Deus. Segundo eles, todas as oraras pessoas distorceram a verdade; somente eles a possuem na sua totalidade. Segundo o modo de pensar deles, as verdadeiras necessidades da humanidade serão satisfeitas somente decoro da sua seita. Fora isso, tudo é ilusão, trevas e pecado; decoro, há realidade, luz e liberdade. A maioria deles tende a sincretizar o Cristianismo cem rituais e ensinamentos pagãos.

Práticas questionáveis no viver

Entre os cultos e as seitas há todos os tipos de excessos físicos e de práticas não-cristas. Os cultistas usam ornamentos e vestimentas, contos, símbolos, bengalas e cordas. Podem até realizar danças sensuais, acompanhadas de batucadas, feitiços, amuletos e empregar artigos de bruxaria nos seus cultos de adoração. Alguns dos seus líderes praticam a poligamia, permitindo viver em famílias múltiplas e praticar um vida sexual indiscriminada entre os membros.

Ênfase na identidade do grupo

Entre muitas seitas há um sentimento de superioridade de grupo. Os membros das seitas freqüentemente usam termos especiais para referirem-se a si mesmos. Demonstram apoio e amor pelos novos membros, a fim de que estes se limam importantes. Acolhe bem a perseguição , porque ela aumenta o senso da identidade do grupo. A sena tem controle rígido sobre todos os aspectos da vida dos membros e disciplina rigorosa é exigida. Os membros devam obedecer os seus líderes sem nenhuma hesitação, dedicar muitas horas à atividade missionária e tempo integral às atividades da seita. Sua correspondência é censurada ;recebem ordens quanto às roupas que devem usar e com quem devem-se casar. Há medo mortal da deserção. Tendem a ser agressivos em seus esforços de propagar as suas crenças. Freqüentemente, dividem famílias, igrejas e opõem-se às organizações. Exemplos destas seitas são: a Missão da Luz Divina, a Família do Amor e a Igreja da Unificação.

Meios de salvação

Muitos cultistas procuram obter a salvação mediante o esforço humano. Este esforço pode tomar a forma de certos rios e cerimônias ou da privação como de barro. Uma característica humana comum é esforçar-se para ganhar ou merecer certo prêmio. Os cultistas também oferecem recompensas especiais a quem tiver mais sucesso em conquistar mais adeptos á causa deles. Alguns deles alegam ter tido uma experiência espiritual especial que chamam de salvação. Declaram que somente aqueles que estão dentro da seita podem recebe-las e, freqüentemente, há uma cerimônia de iniciação no grupo. Sendo assim, a totalidade do contato deles é da salvação pelo próprio esforço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Irmãos

Marcadores

dificuldades bíblicas (952) Norman Geisler (837) Thomas Howe (770) Deus (204) Testemunhas de Jeová (171) Bíblia (137) Catolicismo (110) Don Stewart (107) Salvação (100) Jesus Cristo (93) Mateus (92) Evangelismo (90) Gênesis (87) Adventismo (80) David A. Reed (71) Ron Rhodes (67) João (64) divindade de Jesus (64) Atributos de Deus (60) Apologética (49) idolatria (47) Êxodo (47) Salmos (46) mariolatria (44) pecado (43) Deuteronômio (42) trindade (42) ressurreição (40) Espiritismo (38) Lucas (38) Mario Persona (38) Moisés (37) Islamismo (34) sono da alma (34) 1 Samuel (33) profecias (33) sábado (33) 1 Coríntios (32) Números (32) seitas orientais (32) videos (31) seitas e heresias (30) HQ (29) Paulo (29) tradução do novo mundo (29) Maria (28) céu (27) Mormonismo (26) Atos (25) Isaías (25) ciência (25) história (25) inferno (25) aniquilacionismo (24) 2 Reis (23) Davi (23) escatologia (23) reencarnação (23) Espírito Santo (22) Videos Evangelismo (22) mal (22) oração (22) Hebreus (21) existência de Deus (21) mandamentos (21) apocalipse (20) imortalidade da alma (20) 2 Samuel (19) (19) Marcos (19) Romanos (19) morte (19) Abraão (18) Eclesiastes (18) Ateísmo (17) Israel (17) Josué (17) Lei (17) Provérbios (17) boas obras (17) 1 Reis (16) Discipulado (16) Evolucionismo (16) Levítico (16) falsos profetas (16) vinda de Cristo (16) 2 Crônicas (15) Homossexualismo (15) Matt Slick (15) Ufologia (15) evangelho (15) imagens (15) Ezequiel (14) Jeremias (14) Juízes (14) alma (14) apócrifos (14) Salomão (13) Satanás (13) milagres (13) sociedade torre de vigia (13) Adão (12) (12) Homem (12) anjos (12) corpo (12) força ativa (12) igreja (12) tradição (12) 1 Crônicas (11) Maomé (11) Messias (11) criação (11) 144 mil (10) Colossenses (10) Daniel (10) arqueologia (10) arrebatamento (10) consulta aos mortos (10) dinheiro (10) nova era (10) paraíso terrestre (10) universalismo (10) At (9) Ellen G. White (9) Jacó (9) Pai (9) Teologia da Prosperidade (9) Tiago (9) eleição (9) nome Jeová (9) Elias (8) Hinduísmo (8) Judaísmo (8) ceia do Senhor (8) crucificação (8) diabo (8) graça (8) macumba (8) predestinação (8) teodicéia (8) transfusão de sangue (8) 1 Pedro (7) 1 Ti­móteo (7) Budismo (7) Bíblia Apologética (7) Efésios (7) Eva (7) Israel x Igreja (7) Papa (7) Pedro (7) Verdade (7) aborto (7) certeza (7) meditação transcendental (7) mentira (7) pacto (7) parábolas (7) purgatório (7) quimbanda (7) umbanda (7) 1 João (6) Palavra da Fé (6) arca de Noé (6) demônios (6) espírito (6) eucaristia (6) filhos de Deus (6) fé x razão (6) genealogia (6) juízo investigativo (6) nascer de novo (6) não-crentes (6) perdão (6) religiões (6) sacri­fício (6) sola scriptura (6) vida eterna (6) Caim (5) Ciência Cristã (5) Cântico dos Cânticos (5) Dia do Senhor (5) Downloads (5) Eliseu (5) Esdras (5) Ester (5) Filipenses (5) Kirk Cameron (5) Missões (5) Mitologia (5) NT (5) Ray Comfort (5) Saul (5) Testemunhos (5) adoração (5) arcanjo Miguel (5) ascensão (5) casamento (5) orixás (5) perder (5) poligamia (5) politeísmo (5) seitas diversas (5) sofrimento (5) templo (5) traduções (5) Alcorão (4) Criacionismo (4) Gálatas (4) Hélio Júnior (4) Joel (4) Jonas (4) João Batista (4) Judas irmão de Tiago (4) Justificação (4) Livros (4) Neemias (4) arrependimento (4) divórcio (4) fim do mundo (4) galardão (4) indulgências (4) novo nascimento (4) ocultismo (4) santos (4) suicídio (4) 1 Tessalonicenses (3) 2 Coríntios (3) 2 Pedro (3) Alá (3) Filemom (3) Isaque (3) Judas Iscariotes (3) Melquisedeque (3) Oséias (3) Paulo Sérgio de Araújo (3) Pentecostes (3) Sacramentos (3) Tito (3) agnosticismo (3) batismo pelos mortos (3) benção (3) besta (3) bramanismo (3) carne (3) cristianismo (3) dons (3) ecumenismo (3) escravidão (3) exclusivismo (3) feitiçaria (3) filosofia (3) livre arbítrio (3) meninos de Deus (3) oração pelos mortos (3) pan­teísmo (3) pena capital (3) pentecostalismo (3) politeísta (3) refeição noturna (3) regeneração (3) relíquias (3) santuário celestial (3) segurança (3) sexo (3) taoísmo (3) testemunho Adventista (3) videos testemunhas de Jeová (3) 2 João (2) 2 Tessalonicenses (2) Ageu (2) Amós (2) Autor (2) C. S. Lewis (2) Egito (2) Enoque (2) Golias (2) Habacuque (2) Humor (2) ICP (2) King James (2) Lázaro (2) Lúcifer (2) Malaquias (2) Obadias (2) Paul Washer (2) Paz (2) Pergunta do Leitor (2) Páscoa (2) Rute (2) Sansão (2) São Jorge (2) Tim Conway (2) Unidade Pentecostal (2) William Lane Craig (2) adultério (2) amigos (2) apóstolos (2) arca da aliança (2) astrologia (2) batismo (2) bebidas alcoólicas (2) charlatão (2) comunismo (2) conversão (2) crianças (2) cristãos (2) cruz (2) curar (2) dispensação (2) estaca (2) estado intermediário (2) extrema-unção (2) família (2) grande tribulação (2) hare krishina (2) hedonismo (2) igreja messiânica mundial (2) incesto (2) jejum (2) línguas (2) maldição (2) maçonaria (2) missa (2) mulher (2) onipresença (2) onisciência (2) paganismo (2) primogênito (2) santificação (2) teologia (2) testemunho TJ (2) transubstanciação (2) unicismo (2) vidente (2) 2 Ti­móteo (1) 3 João (1) Abba (1) Adolf Hitler (1) Anjo do Senhor (1) Anticristo (1) Antigo Testamento (1) Arminianismo (1) Benny Hinn (1) Biblia na Linguagem de Hoje (1) Bruxaria (1) Cabala (1) Ceticismo (1) Charles Haddon Spurgeon (1) Congregação Cristã no Brasil (CCB) (1) Código Da Vinci (1) Dalai Lama (1) Debates (1) Dia da Expiação (1) Eli (1) Estêvão (1) Festa dos Tabernáculos (1) Freud (1) Gamaliel (1) Hiper-Calvinismo (1) Igreja da Unificação (1) J. G. Bellet (1) J. H. Smith (1) Jerusalém (1) John Piper (1) Josefo (1) Labão (1) Lamentações (1) Leviatã (1) Lutero (1) Manuscritos do Mar Morto (1) Mardoqueu (1) Maria Madalena (1) Miquéias (1) Moral (1) Mordechai (1) NVI (1) Naum (1) Novo Testamento (1) Programas (1) R.C. Sproul (1) Reforma (1) Relativismo (1) Septuaginta (1) Sofonias (1) Sócrates (1) Terra Santa (1) Teísmo (1) Tomás de Aquino (1) Vodu (1) Wicca (1) Zacarias (1) Zeitgeist (1) acepção (1) ahmadi (1) aniversário (1) blasfemar (1) cabelo (1) carnaval (1) circuncisão (1) cobiçar (1) confucionismo (1) costume (1) cronologia (1) cultura (1) denominação (1) deísmo (1) dilúvio (1) esposa (1) essênios (1) falun dafa (1) falun gong (1) fariseus (1) feng shui (1) fé mundial bahá'í (1) hades (1) história mormonismo (1) história testemunhas de Jeová (1) holocausto (1) humanidade (1) igreja da unificação (moonistas) (1) incredulidade (1) jainismo (1) jardim do Éden (1) ju (1) julgamento (1) karma (1) lepra (1) mahikari (1) maniqueísmo (1) mel (1) milênio (1) modalismo (1) monoteísmo (1) médium (1) onipotência (1) perfect liberty (1) placebo (1) profeta (1) profissão (1) psicanálise (1) purim (1) responsabilidade (1) sac (1) saduceus (1) santuário (1) seicho-no-iê (1) sheol (1) sikhismo (1) sincretismo (1) soberania (1) superstição (1) tabernáculo (1) teofania (1) torre de Babel (1) transfiguração (1) tártaro (1) unitarismo (1) vida (1) videos mormonismo (1) véu (1) vício (1) xintoísmo (1) yoga (1) zoroastrismo (1)

Menu

Postagens populares

Top 10 do Mês

Ele Escolheu a Cruz - Hélio Júnior

   A Tentação no Deserto (Mateus 4)

Top 10 Geral