Por que a Bíblia fala de doze tribos de Israel, se na realidade eram catorze? Gênesis 46:8-27

12 Tribos de Israel
PROBLEMA: Com freqüência a Bíblia afirma que eram doze as tribos de Israel. Contudo, em três passagens distintas, a relação das tribos é diferente. Na realidade, havia 14 tribos diferentes, que são a presentadas como sendo 12:

Gênesis 46   Números 26  Apocalipse 7

1. Rúben        Rúben            Rúben
2. Simeão      Simeão           Simeão
3. Levi           -                     Levi
4. Judá          Judá                Judá
5. Issacar      Issacar            Issacar
6. Zebulom   Zebulom          Zebulom
7. José          -                     José
8. -               Manasses        Manasses
9. -               Efraim             -
10. Benjamim Benjamim      Benjamim
11. Dã            Dã                -
12. Gade        Gade            Gade
13. Aser         Aser             Aser
14. Naftali      Naftali          Naftali

Eram então doze ou catorze tribos?



SOLUÇÃO: Nesta resposta, há que se observar que Jacó teve apenas doze filhos. Seus descendentes constituíram as doze tribos originais. Entretanto, por várias razões, esses mesmos descendentes são redispostos em tempos diferentes em grupos de doze um pouco diferentes entre si. Por exemplo, em Gênesis 48:22 Jacó concede a José uma porção dupla de herança.

Na relação do livro de Números, Manasses e Efraim, filhos de José, substituem a tribo de José. Também acontece que Levi não recebeu uma porção de terra em herança porque os levitas exerciam a função de sacerdotes. Espalhados por todas as tribos em 48 cidades levíticas, eles ensinavam os estatutos do Senhor às tribos (Dt 33:10). Conseqüentemente, a dupla porção de José fica dividida entre Manasses e Efraim, seus dois filhos/de forma a preencher a vaga deixada por Levi.

Na passagem do Apocalipse, José e Manasses são contados em separado, possivelmente indicando que José e Efraim (filho de José) são contados como uma única tribo. Dã é omitido nesta relação, possivelmente porque os danitas tomaram a sua porção pela força numa área ao norte de Aser, separando-se de sua herança original que era ao sul. Além disso, os danitas foram a primeira tribo a ir para a idolatria.

Levi aparece nesta relação como uma tribo separada, possivelmente porque, depois da cruz, os levitas não mais exercem o seu ofício para todas as tribos e, então, podem receber uma porção de terra por herança para si.

Em cada caso, o autor bíblico tem o cuidado de preservar o número original de 12 tribos, número este que tem um significado espiritual, indicativo de uma perfeição espiritual (cf. as portas e fundações da Cidade celestial, em Apocalipse 21).

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

1 comentários:

Dom Sanges disse...

Bom amados creio que isso se dá pelo fato de está em certa parte determinado. Podemos ver em Gênesis 46 que quando Jacó vai abençoa a Dã ele diz: Dã jugará seu povo como uma das tribo; ele será serpente junto ao caminho. Podemos ver então que Dã já era predestinado a sair dentre a contagem das tribos e Efraim podemos ver em Oseias 5:8-14 que ele é condenado pelos os seus fortes atos de vaidade e idolatria, e também deixa de ser contado. Para muitos teólogos o Apocalipse 7 não se refere em si para as 12 tribos, mas sim para os 12 apóstolos, que ironicamente eram 14 também.

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog