Como o Espírito Santo pode ser sete espíritos, se ele é uma só pessoa? Apocalipse 1:4


PROBLEMA: De acordo com a ortodoxa doutrina da Trindade, o Espírito Santo é uma pessoa, a terceira pessoa da Divindade triúna. Jesus referiu-se ao Espírito Santo como "ele" (no singular). Mas João referiu-se aos "sete Espíritos que se acham diante do seu trono [de Deus]" (Ap 1:4), os quais são considerados, por muitos comentaristas, como sendo uma referência ao Espírito Santo. Mas como o Espírito Santo pôde ser sete espíritos?

SOLUÇÃO: O livro de Apocalipse contém muito simbolismo, e esse é apenas um exemplo. Há simbolismo semelhante em outras porções desse livro. Por exemplo, muitos acreditam que 12:3 fala de Satanás, mas ele é chamado de "dragão, grande, vermelho" com "sete cabeças, dez chifres". Nessa passagem, as sete cabeças e os dez chifres são atribuídos a uma só pessoa, a Satanás. Também, ao falar da besta que veio do mar, Apocalipse 13:1 diz que ela tem "dez chifres e sete cabeças". O número sete simboliza algo completo, como há sete dias numa semana completa.

Outros símbolos são aplicados ao Espírito Santo nas Escrituras. Por exemplo, ele é mencionado como uma pomba em Marcos 1:10, é associado ao "vento" em João 3:8, e à água em João 4:14. Ele é ainda descrito como "línguas como de fogo" em Atos 2:3. Efésios 1:13 diz que somos "selados" pelo Espírito Santo, o que significa a propriedade que Deus tem sobre nós e a segurança da nossa salvação.

Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que a natureza sétupla do Espírito Santo pode derivar da referência em Isaías 11:2, onde ele é chamado de "Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor" - sete características diferentes de um só e mesmo Espírito.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

2 comentários:

Silvio Lima disse...

Irmão querido a biblia se auto-revela, Ex;Ap.12:3, temos as respostas em Ap.17:9 Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as setes cabeças são sete montes...
Ap17:12 Os dez crifres que viste são dez reis...
Is 28:10 diz que se estuda a biblia assim ; Porque é preceito sobre preceito,preceito e mais preceito; regra sobre regra,regra e mais regra;um pouco aqui, um pouco ali.
Mt.22:29 Jesus diz; Errais,ñ conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

Silvio Lima disse...

A bilbia se auto-revela;Ap 12:3 tem a resposta em Ap.17:9 Aqui está o sentido,que tem sabedoria;as setes cabeças são setes montes...
Ap.17:12 Os dez chifres que viste são dez reis...
Is 28:10 Diz que devemos estudar a biblia assim:Porque é preceito sobre preceito,preceito e mais preceito;regra sobre regra,regra e mais regra;um pouco um pouco ali.
Jesu diz em Mt22:29 Erras,ñ conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog