Este versículo dá suporte à alegação muçulmana de que Jesus não poderia ter sido anunciado como profeta em Deute­ronômio 18.18? Deuteronômio 34.10

A MÁ INTERPRETAÇÃO: Esse versículo diz: "E nun­ca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés". Os muçulmanos argumentam que isso prova que o profeta predito não poderia ser um israelita, e que teria sido, portanto, Maomé.

CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: O "nunca mais" significa desde a morte de Moisés até a ocasião em que esse último capítulo foi escrito, provavelmente por Josué. Mesmo que o livro de Deuteronômio ou essa parte do livro tenham sido escritos muito mais tarde, como acreditam alguns críticos, ainda assim isso aconte­ceu vários séculos antes da época de Cristo e, portanto, não o eliminaria.

Observe que Jesus se constituiu o perfeito cumpri­mento dessa predição referente ao profeta que havia de vir, e não Maomé (leia os nossos comentários a respeito de Dt 18.15-18).

Essa passagem não poderia se referir a Maomé, uma vez que o profeta vindouro seria como Moisés, que fez "todos os sinais e maravilhas que o Senhor o enviou para fazer" (Dt 34.11). Maomé, de acordo com a sua própria confissão, não fez sinais e maravilhas como Moisés e Jesus fizeram (ver Sura 17.90-93).

O profeta vindouro seria como Moisés, que falou com Deus face a face (Dt 34.10). Maomé jamais disse que falou com Deus diretamente, mas obteve as suas revela­ções através de anjos (conforme Sura 2.97). Jesus, por outro lado, como Moisés, foi um mediador direto (1 Tm 2.5; Hb 9.15) que se comunicou diretamente com Deus (conferir Jo 1.18; 12.49; 17).


Resposta as Seitas - 
Norman G. Geisler e Ron Rhodes - 
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus

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