CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: Conforme o primeiro conjunto de passagens claramente revela, haverá a ressurreição de todos os mortos, tanto dos justos como dos injustos (At 24.15;Jo 5.28,29). O próprio Jó expressou a sua crença na ressurreição declarando: "E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus" (Jó 19.26). O que ele quis dizer quando falou sobre alguém que desce à sepultura e não torna mais (7.9) é explicado no versículo seguinte: "Nunca mais tornará à sua casa" (v. 10). Em outras palavras, aqueles que morrem não retornam às suas vidas mortais novamente. De fato, a ressurreição é para uma vida imortal (1 Co 15.53) e não para o mesmo tipo de vida mortal que a pessoa tinha antes.
Jó 14.12 não nega que haverá qualquer ressurreição, mas simplesmente que ela não ocorrerá até que "não haja mais céus", isto é, até o final dos tempos. É nessa ocasião precisamente, "no fim do tempo", que a ressurreição acontecerá (Dn 11.40; conferir 12.1,2; Jo 11.24). A passagem ensina realmente sobre a doutrina da ressurreição. Porque Jó simplesmente se referia a ser escondido por Deus na sepultura até um tempo determinado, quando o próprio Deus se lembraria dele novamente (14.13) na ressurreição.
Nem tampouco Isaías 26.14 nega a ressurreição, mas também reafirma tal doutrina. Os versos seguintes dizem claramente:"Os teus mortos viverão, os teus mortos ressuscitarão... a terra lançará de si os mortos" (Is 26.19). Então, o verso 14 significa que eles não viverão até que aconteça a ressurreição.
A memória dos ímpios perecerá no cenário terrestre. Estes não serão novamente levantados até que o cenário celestial alvoreça. Alguns textos que aparentam negar a ressurreição (por exemplo Am 8.14) simplesmente se referem à queda dos inimigos de Deus, que nunca mais se levantarão para se oporem a Ele novamente. Jamais retomarão a influência que tiveram sobre o povo de Deus. Deus os derrubou de uma forma irrecuperável.
Resposta as Seitas -
Norman G. Geisler e Ron Rhodes -
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.