CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: A Bíblia freqüentemente se refere à ressurreição da carne (confira em Lc 24.26,27;At 2.31). O fato de que Jó tenha se apegado à mesma é claro por várias razões. Primeiro, embora a preposição "em" (no original min) possa transmitir a idéia de "sem", é uma característica dessa preposição que, quando utilizada juntamente com o verbo "enxergar", signifique "a partir do melhor ponto de".
Essa idéia é reforçada pelo paralelismo contrastante que foi empregado nesse verso. A poesia hebraica freqüentemente emprega duas linhas paralelas de expressões poéticas, que algumas vezes expressam palavras ou idéias contrastantes (chamado de paralelismo antitético). Nesse caso, a perda da carne de Jó é contrastada com a sua confiança em Deus como sendo capaz de restaurar o seu corpo, já em decadência diante de seus próprios olhos, de tal maneira que em sua própria carne ele veria a Deus. Essa é a mais sublime expressão da fé de Jó em uma ressurreição física literal.
A ressurreição física é afirmada em passagens do Antigo (Is 26.19; Dn 12.2) e do Novo Testamento (Lc 24.39; Jo 5.28,29; At 2.31,32). Portanto, o entendimento de Jó a respeito da ressurreição física está de acordo com o restante das Escrituras.
Mt 22,30: “De fato, na ressurreição, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu”.
ResponderExcluirTodos nós acreditamos que, indiscutivelmente, os anjos não possuem corpo físico.
Jesus afirma que na ressurreição os homens e mulheres serão como os anjos do céu, por isso
não se casarão, Ele poderia estar nos remetendo à questão da ressurreição espiritual.
Jo 4,24: “Deus é Espírito”.
Aqui temos um paradoxo, pois a nós, segundo a crença dogmática, caberia viver no
plano espiritual na mesma condição de vida que tínhamos aqui no plano físico, enquanto Deus,
nesse mesmo plano para o qual iremos, vive puramente na condição espiritual.O plano espiritual está para o corpo espiritual, como o
plano terreno está para o corpo físico.A menos que no céu existam pessoas vivendo no corpo carnal e outras no corpo espiritual, o que é bastante confuso sendo Deus espirito vivendo no céu e podendo nós irmos para o mesmo lugar no corpo carnal.
Jo 6,63: “... o espírito é que dá vida a carne de nada serve”. Se a carne de nada serve, então
qual a sua utilidade no plano espiritual?
Lc 23,43: “Jesus respondeu: ‘Eu lhe garanto: hoje mesmo você estará comigo no
Paraíso’".Se essa afirmativa atribuída a Jesus for verdadeira, então a condição em que o “bom
ladrão” transportou-se ao “paraíso” foi na condição espiritual, pois seu corpo, segundo o
costume da época,pode ter servido de repasto aos urubus, já que os corpos dos executados, nessas condições, ficavam expostos para impressionar os transeuntes.Se Jesus cumpriu sua promessa, o bom ladrão esteve no mesmo dia no mesmo dia(hoje), juntamente com Jesus no paraíso.Assim sendo, o bom ladrão também ressuscitou na carne como Jesus. Então porque ninguém nunca comentou sobre a ressurreição do bom ladrão. A menos que aquele paraíso seja outro lugar que não seja o céu.
Lc 23,46: “Pai em tuas mãos entrego o meu Espírito”.
Acaso Jesus tivesse dito, pelo menos, “Pai, em tuas mãos entrego-me”, poderia haver
alguma dúvida quanto ao fato. Entretanto, Ele entrega o seu espírito, já que sabia que a carne de nada serve, conforme já houvera afirmado.
1Cor 15,44-50: “... é semeado corpo animal, mas ressuscita corpo espiritual. Se existe
um corpo animal, também existe um corpo espiritual,... a carne e o sangue não
poderão herdar o reino de Deus”.
Observe que o apóstolo dos gentios diz taxativamente que ressuscita o corpo espiritual e arremata, como que para não deixar dúvidas, dizendo que o corpo físico não pode herdar o
reino de Deus.
Você disse:"Quando Paulo está falando de carne e sangue não herdar o reino, está tratando do corruptível, daquilo que é mortal, daquilo que é pecaminoso.Depois você pergunta: "Pois, se Paulo estivesse dizendo que o corpo e o sangue não entrarão na eternidade, por que ele falaria de ressurreição no mesmo contexto? Ressurreição do quê? Da alma? do espírito?Em 1 Coríntios 15:44 o próprio Paulo responde a sua pergunta:é semeado corpo animal, mas ressuscita o corpo espiritual. É só ler todo o contexto a partir do 44.
Grande abraço!