Davi e Jônatas eram homos­sexuais? 1 Samuel 18.1-4

A MÁ INTERPRETAÇÃO: Essa passagem das Escritu­ras registra o intenso amor que Davi e Jônatas tinham um pelo outro. Alguns vêem esse fato como uma indica­ção de que ambos eram homossexuais. Inferem isso a partir do fato de que Jônatas "amava" Davi (18.3); que Jônatas se despiu na presença de Davi (18.4); que "beija­ram-se" um ao outro e "Davi chorou muito mais" ou, como na versão em inglês, Davi chorou "extremamen­te" (1 Sm 20.41) — um termo que essas pessoas enten­dem como ejaculação. Apontam também para a falta de sucesso de Davi em suas relações com mulheres, como se fora uma indicação de suas tendências homossexuais.

CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: Não existe nenhuma indicação nas Escrituras de que Davi e Jônatas fossem homossexuais. Pelo contrário, existem fortes evidências de que não o eram. A atração que Davi sentiu por Bate-Seba (2 Sm 11) revela que a sua orienta­ção sexual era heterossexual, e não homossexual. Na re­alidade, a julgar pelo número de esposas que teve, parece que Davi se entregava a desejos heterossexuais fortes de­mais.

O amor de Davi por Jônatas não era sexual (eros), mas o amor no sentido de amizade (phileo). Nas culturas ori­entais, é comum para homens heterossexuais expressa­rem aberta e calorosamente amor e afeição uns pelos outros.

O "beijo" era, naquela época, uma saudação cultural­mente comum entre homens. Além do que, o beijo não ocorreu até algum tempo depois de Jônatas dar a Davi as suas roupas (1 Sm 20.41). A emoção que eles expressa­ram foi pranto, não orgasmo. O texto diz:"e beijaram-se um ao outro e choraram juntos, até que Davi chorou muito mais" (1 Sm 20.41).

Também não é verdade que Jônatas tenha se despido de todas as suas roupas na presença de Davi. Ele apenas tirou o seu armamento e o seu manto real (1 Sm 18.4) como símbolo de seu profundo respeito e compromisso para com Davi (1 Sm 18.3).


Resposta as Seitas - 
Norman G. Geisler e Ron Rhodes - 
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog