Os muçulmanos estão certos ao dizer que essa promessa ia vinda do "Consolador" referia-se a Maomé? João 14:16

PROBLEMA: Eruditos muçulmanos vêem essa referência ao prometido ''Consolador" (em grego, parakletos) como sendo uma profecia a respeito de Maomé, porque o Corão (Surá 61:6) refere-se a Maomé como "Ahmad" (periclytos), que eles consideram a forma correta de expressar paraklêtos.

SOLUÇÃO: Não há base alguma para se concluir que o "Consolador" que Jesus mencionou seja Maomé. Em primeiro lugar, nem um único dos 51366 manuscritos gregos do NT contém a palavra periclytos ("o que é louvado"), que os muçulmanos dizem ser a expressão correta.

Em segundo lugar, Jesus identifica claramente o "Consolador" como sendo o Espírito Santo, não Maomé. Cristo referiu-se ao "Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará" (Jo 14:26).

Em terceiro lugar, o "Consolador" foi dado aos discípulos de Jesus (''Ele vos dará", v. 16), e Maomé não foi seu discípulo. Em quarto lugar, o "Consolador" estaria para sempre com eles (v. 16), e Maomé já morreu há 13 séculos!

Em quinto lugar, Jesus disse aos discípulos: "vós o [o Consolador] conheceis" (v. 17), e eles não conheciam Maomé, que não nasceu senão depois de seis séculos.

Em sexto lugar, Jesus disse a seus apóstolos que o Consolador estaria neles ("em vós", v. 17). Em nenhum sentido Maomé poderia estar "nos" apóstolos de Jesus.

Em sétimo lugar, nosso Senhor afirmou que o Consolador seria enviado em seu nome (de Jesus, v. 26). Mas nenhum islamita crê que Maomé tenha sido enviado por Jesus, em seu nome.

Em oitavo lugar, o Consolador que Jesus enviaria não iria falar por si mesmo (Jo 16:31), ao passo que Maomé constantemente testifica de si mesmo no Corão (cf. Surá 33:40).

Em nono lugar, o Consolador iria glorificar Jesus (Jo 16:14), e Maomé declara substituir Jesus, na condição de um profeta posterior.

Finalmente, Jesus afirmou que o Consolador viria "não muito depois destes dias" (At 1:5), ao passo que Maomé veio somente depois de seiscentos anos.


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog