SOLUÇÃO: O batismo não é necessário para a salvação (veja os comentários de Atos 2:38). A salvação é pela graça, mediante a fé, e não por obras de justiça (Ef 2:8-9; Tt 3:5-6). Mas o batismo é uma obra de justiça (cf. Mt 3:15). O que então Jesus queria dizer quando se referiu a "nascer da água"? Há três modos principais de entender isso, dos quais nenhum envolve a regeneração por meio do batismo.
Alguns crêem que Jesus está falando da água do ventre materno, já que "o ventre materno" acabava de ser mencionado no versículo anterior. Sendo assim, ele estaria então dizendo: "Quem não nascer uma vez da água (no nascimento físico) e então de novo do Espírito, no nascimento espiritual, não pode ser salvo".
Outros consideram que "nascer da água" refere-se à "lavagem de água pela palavra" (Ef 5:26). Eles observam que Pedro refere-se a sermos "regenerados [nascidos de novo] ... mediante a palavra de Deus" (1 Pe 1:23), referindo-se assim exatamente à mesma coisa que João aborda nesses versículos (cf. Jo 3:3,7).
Ainda outros pensam que "nascer da água" refere-se ao batismo de João mencionado anteriormente (Jo 1:26). João disse que ele batizava com água, mas que Jesus batizaria com o Espírito Santo (Mt 3:11), dizendo: "arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (Mt 3:2). Se é esse o significado, então quando Jesus disse que eles teriam de "nascer da água e do Espírito" (Jo 3:5), ele queria dizer que os judeus de então teriam de ser batizados com o batismo do arrependimento por João e também que mais tarde teriam de ser batizados com o batismo do Espírito Santo, para que então pudessem "entrar no reino de Deus".
Tudo que sei é que a Igreja Antiga já no inicio do seculo II acreditavam que o Batismo em água era para o perdão de pecados.
ResponderExcluirEsses Cristãos eram sucessores dos Apolstolos e dos Primeiros Cristãos,então será que estavam errados? a resposta é Não!
todos os Cristãos antigos acreditavam que o Batismo era para o perdão de pecados,era o meio pelo qual um homem se ligava a Cristo,pois o Batismo signifiva a morte e Ressurreição de Cristo.
Na verdade era os Gnosticos que rejeitavam que o Batismo era para o perdão de pecados.infelizmente muitos Não sabem disso porque desconhecem os Escritos de Antigos Cristãos!
Sim o Batismo é necessario para a salvação e é um mandamento do senhor Jesus!