Jesus revelou tudo a seus discípulos, ou reteve algumas coisas? João 16:12

PROBLEMA: Jesus deixara os seus discípulos com a impressão de que ele lhes tinha dito tudo o que queria comunicar-lhes, quando disse: "tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer" (Jo 15:15). Entretanto, em João 16:12, ele revela: "Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora". Parece que essas declarações estão em conflito.

SOLUÇÃO: Alguns eruditos crêem que a primeira declaração é proléptica, antevendo no presente tudo o que ele lhes revelaria também no futuro. Nesse caso, o "muito" (de 16:12) referir-se-ia ao que o Espírito Santo ainda teria de lhes ensinar (cf. 16:13).

Entretanto, à luz do fato de que essas duas declarações acham-se no mesmo discurso, a última parece estar qualificando a primeira. Assim, a primeira declaração quer dizer: "tudo o que o Pai tem determinado para vocês no presente momento eu lhes tenho revelado". Em outras palavras, Jesus fielmente comunicou o que o Pai queria que eles soubessem, e no tempo em que o Pai queria que eles tomassem conhecimento.


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog