SOLUÇÃO: Salomão teve mais de uma frota de navios, que foram para mais de um lugar. A cada três anos elas iam a Társis (que fica na Espanha) e traziam de volta "ouro, prata, marfim, bugios e pavões" (1 Rs 10:22; cf. 2 Cr 9:21). Isso parece ser totalmente diferente da missão a Ofir (na África), que era relacionada apenas ao "ouro" (1 Rs 9:28).
Ofir tinha renome na antigüidade devido ao ouro (cf. Jó 28:16; Sl 45:9; Is 13:12). Quanto ao fato de a viagem a Ofir ser diferente das que eram feitas a Társis, isso fica evidente já que foram trazidas coisas diferentes, As naus de Hirão, que de Ofir transportavam ouro, traziam de lá grande quantidade de madeira de sândalo e pedras preciosas" (1 Rs 10:11), coisas bem diferentes do "ouro, prata, marfim, bugios e pavões" trazidos de Társis (1 Rs 10:22).
Boa tarde irmão!
ResponderExcluirA Bíblia cita um lugar chamado Társis na Espanha. Porém, não podemos aceitar que seja este o destino das naus de Salomão e de Hirão.
Os Pavões são originários da Índia. Já os Bugios são da América do Sul. Talvez essa Társis fosse um entreposto, e não o lugar de onde se traziam as mercadorias. Isso pra não falar do ouro e etc.
Temos que levar em conta também que uma viagem de ida e volta para a Espanha não levaria três anos. Ainda mais com os navios mais famosos da antiguidade.
Sim, estou sugerindo que as Américas já eram conhecidas pelos antigos. Seria até lógico, já que as rotas seguiam as correntes oceânicas, e há boas correntes vindas da Ásia para as Américas.