SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, não se pode depreender dos textos que Salomão tenha deixado de cumprir o jejum determinado no livro de Levítico. O texto declara que Salomão celebrou durante "catorze" dias (1 Rs 8:65). É bem possível que no Dia da Expiação, o décimo dia do sétimo mês, ele tenha mantido jejum.
Além disso, para sermos precisos, o livro de Levítico não usa a palavra "jejum". Ele diz simplesmente que as pessoas deveriam afligir a sua alma (Lv 16:29). Isso poderia significar conduzir a celebração com apropriada solenidade, não sendo o caso de não se comer nada. A passagem proíbe o trabalho (v. 29), mas realmente nada diz quanto a jejum, embora seja este o sentido tradicionalmente dado àquela frase na história dos judeus.
Finalmente, mesmo que se pudesse demonstrar que Salomão não tenha comprido a Lei corretamente, isso provaria apenas que ele teria cometido um erro por não cumprir o jejum. Isso não mostraria que a Bíblia errou, mas estaria registrando o que Salomão fez na verdade.
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.