Por que o arrependimento de Manassés é registrado em 2 Crônicas 33:10-17, mas nenhuma menção disso é feita no livro de 2 Reis?


PROBLEMA: Segundo este texto, um pouco antes do seu retorno, Manassés arrependeu-se do seu pecado e reinstituiu o culto ao Senhor, em Judá. Entretanto, o relato da carreira de Manassés tal como é encontrado em 2 Reis 21 nada menciona acerca desse seu glorioso arrependimento. Porquê?

SOLUÇÃO: Aparentemente o autor de 2 Reis não registrou o arrepen­dimento de Manassés pelo fato de isso ter tido pouca influência no constante declínio da nação. O livro de 2 Reis concentra-se primariamente nas ações do povo da aliança de Deus como um todo. O arrependimento e as reformas de Manassés pouco contribuíram para que a nação deixasse o seu caminho em direção ao juízo, ao passo que a sua liderança pecaminosa no princípio do seu reinado causou muito mais danos à nação. Até mesmo na passagem de 2 Crônicas encontramos esta afirmativa: 

"Contudo o povo ainda sacrificava nos altos, mas somente ao Senhor seu Deus" (2 Cr 33:17).

Embora o povo dedicasse os seus sacrifícios ao Senhor, eles ainda estavam cometendo pecado, porque os sacrifícios deveriam ser feitos no templo, não nos lugares altos, que anteriormente haviam sido altares a falsos deuses. A despeito dos esforços de Manassés, o povo não se dedicava totalmente ao Senhor.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

1 comentários:

Anônimo disse...

Aki não esta uma resposta completa. Na bíblia católica não existe o registro do arrependimento de manasses. Esse texto foi acrescentado a bíblia. Duvidam? Investiguem!
Allan
ao.40@hotmail.com

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog