A Bíblia Não Diz Que o Filho Pródigo Comeu da Comida dos Porcos - Lucas 15:16

Há muitos que afirmam, durante suas men­sagens, que o filho pródigo depois que gastou toda sua fortuna, de maneira dissoluta, foi trabalhar nos campos de certo cidadão, cuidando de porcos. Até aí está tudo de acordo com o que diz a Bíblia. Con­tudo, gostam de acrescentar que o filho pródigo comia comida de porcos, as alfarrobas, que servia aos suínos que apascentava.

A Bíblia diz apenas que ele "desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos co­miam" (Lucas 15:16). Entre desejar comer e efeti­vamente deglutir aquela alimentação estranha ao homem, era algo bem diverso.

Algumas traduções dão "alfarrobas", en­quanto que outras dão "bolotas". Encontramos tra­duções com "vagens", "palha de milho" e "legumes". Julgamos que a melhor tradução é mesmo "bolo­tas", que são glandes do carvalho ou da azinheira.

Outra curiosidade do texto é que esta ex­pressão "ninguém lhe dava NADA." (v. 16), dá a impressão que ele queria comer as bolotas e nin­guém queria lhe dar algum pão ou outro tipo de comida. Esta palavra NADA é um acréscimo de composição, ou seja, palavras que são colocadas para compor melhor o texto, mas que não se encon­tram nos originais.

A tradução mais correta seria, então, a se­guinte:

"E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém LHAS DAVA."

Ou seja, ele bem que comeria as tais bolotas, o problema é que nem mesmo as bo­lotas eram liberadas para sua alimentação.

O que a Bíblia NÃO DIZ
...mas muitos pregadores e mestres dizem!
Paulo de Aragão Lins

2 comentários:

Takumakyo disse...

Ou seja.... não importa mesmo se ele comeu ou não né.... essa é uma discussão tola.... o importante aí é que ele p0assou por dificuldades e que achou que seria melhor ser um servo do teu pai a continuar nessa situação... e quando ele volta com o discurso de perdão preparado, o pai dele (que o ama mais e de forma condicional) quase que nem deixa ele falar... tragam as melhores vestimentas e o anel da familia pra ele, pq o meu filho que tinha morrido resussitou o que tinha se perdido foi achado.... essa é a mensagem e não o detalhe se ele comeu comida de porco, bosta, palha ou qualquer outra coisa... é discutir sobre se a cobra falou ou não com a eva e tirar o foco do fato do homem simplesmente ter simplesmente desobedecido a Deus... que é o que realmente importava alí pra Deus. Muita TIOLOGIA boba pra discutir. por isso a bateria levou tanto tempo pra deixar de ser um instrumento do capeta pra ser um instrumento indispensável no louvor... por isso a guitarra, de igual forma, levou tanto tempo pra deixar de ser a voz do capeta pra ser um instrumento melodico. por isso aquilo... por isso aquilo outro. Pergunte-se... o que é mais importante? O que REALMENTE importa pra Jesus? quando Ele veio Ele nem ligou pra bateria (os diferentes) ele pouco se importou se estava quebrando com o protocolo (as doutrinas humanas) Ele simplesmente amou. Então... se vc pregar que ele comeu bosta, palha ou bolotas (resto de comida) eu não to nem aí... eu vou me concentrar no que vc (acredito que inspirado por Deus) quer REALMENTE passar pra mim em sua mensagem.

Rodrigo Bicalho disse...

Oi Amigo. Sobre ele tomar posse da sua herança antes da morte de seu pai, vc sabe o que a lei judaica fala sobre o assunto? quais as consequências desse ato de acordo com a lei?

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog