O derramamento do Espírito Santo nos seguidores de Jesus prova que ele não é uma pessoa? Atos 2:4


"Todos eles ficaram cheios do espírito santo." (Atos 2:4, Tradução do Novo Mundo)
O livro da Torre de Vigia de 1982, You Can Live Forever in Paradise on Earth (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra), diz:

"'Todos eles ficaram cheios do espírito santo'. (At.2:4). Eles ficaram 'cheios' de uma pessoa? Não, mas ficaram cheios da força ativa de Deus. Portanto, os fatos tornam claro que a trindade não é um ensinamento bíblico... Como o espírito santo poderia ser uma pessoa, sendo que encheu cerca de 120 discípulos ao mesmo tempo?" (p.40-41). 

E a nota de rodapé da página 41 pergunta: 

"Como o derramamento do espírito santo nos seguidores de Jesus prova que ele não é uma pessoa?"

Estes argumentos das testemunhas não provam nada disso. Se o derramamento do Espírito Santo (At. 2:33, 10:45; e assim por diante) fosse evidência contra sua personalidade, então o apóstolo Paulo também não seria uma pessoa, porque Paulo escreveu acerca de si mesmo: 

"Eu esteja sendo derramado..." (Fil. 2:17, Tradução do Novo Mundo) e: 

"...Já estou sendo derramado..." (11 Tim. 4:6, Tradução do Novo Mundo). 

Uma vez que o apóstolo Paulo, obviamente uma pessoa real, poderia ser mencionado na Bíblia como sendo "derramado", então a mesma expressão dizendo respeito ao Espírito Santo dificilmente poderia ser usada como uma prova contra a personalidade do Espírito.

Da mesma forma, a profecia do Antigo Testamento diz de Jesus Cristo, "fui derramado como água" (Sal. 22:14, Tradução do Novo Mundo). Por esta razão, aplicar os argumentos da Torre de Vigia fariam também dele uma simples força impessoal. Obviamente, este argumento é uma ilusão.

Mas, e a respeito do problema dos discípulos serem "cheios" com o Espírito Santo? Ao invés de sustentar o que as testemunhas de Jeová acreditam, este versículo realmente prova o oposto: a saber, que o Espírito Santo é o próprio Senhor Deus. Ele é quem "a tudo enche em todas as coisas" (Ef. 1:23), "que cumpre tudo em todas as coisas" (Imprensa Bíblica Brasileira). Mesmo a Tradução do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová se refere a ele "que em tudo preenche em todas as coisas" em Efésios 1:23. Pergunte à testemunha de Jeová se este "ele" que preenche todos os discípulos não é uma pessoa divina.

A seguir, mostre-lhe que o Espírito Santo pode falar (At. 13:2), testemunhar (João 15:26), "dizer o que ele ouve" (João 16:13) e "sentir-se magoado" (Is.63:10, Tradução do Novo Mundo).

Finalmente, peça-lhe para ler II Coríntios 3:17. A maior parte das traduções deste versículo diz: 

"O Senhor é o Espírito." 

A Bíblia da Torre de Vigia diz: 

"Jeová é o Espírito." 

Obviamente as Escrituras ensinam que o Espírito Santo é uma pessoa divina - ninguém além do próprio Deus.

(Veja também as considerações sobre Mateus 3:11; João 16:7-15; Atos 5:3,4; e I Coríntios 6:19.)

As Testemunhas de Jeová Refutadas Versículo por Versículo - 
David A. Reed

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog