Como este versículo pode dizer que Efraim voltaria ao Egito, se 11:5 diz que eles não voltariam? Oséias 8:13

PROBLEMA: De acordo com a profecia de Oséias 8:13, porque Israel, ou Efraim, tinham pecado contra Deus, eles retornariam ao Egito (cf. 9:3). Entretanto, um pouco adiante Deus afirma especificamente, a respeito de Israel: "Não voltarão para a terra do Egito" (Os 11:5). Não se trata de uma contradição?

SOLUÇÃO: Não há contradição porque as afirmações referem-se a diferentes aspectos da experiência de Israel. Em Oséias 8:13, Deus está lembrando o pecado de Israel de adorar outros deuses. Em seu coração, o povo de Israel estava sempre "retornando ao Egito". Em Oséias 11:5, Deus está reiterando a promessa de Deuteronômio 17:16, de que Israel não retornaria ao cativeiro do Egito.

Embora Deus fosse punir o seu povo pelo pecado, ele não faria com que seus filhos voltassem ao cativeiro do Egito. Pelo contrário, faria com que os exércitos assírios viessem como juízo sobre o povo, e Israel seria levado cativo por esse inimigo estrangeiro. Em várias ocasiões Israel procurou ajuda do Egito contra os assírios. A promessa de que eles não retornariam ao Egito não era apenas uma reafirmação da promessa de Deuteronômio 17:16, mas era também uma advertência de que o Egito não mais teria como ajudar Israel contra os invasores assírios.

Embora o coração deles tivesse se desviado do Senhor, voltando-se à influência paga do Egito, Deus não os forçaria a voltar para lá. Pelo contrário, ele quebraria o elo de ligação com o Egito, no qual Israel continuava depositando a sua confiança, em vez de em seu Deus. Ele faria isso trazendo sobre eles o cativeiro assírio. Estas duas afirmações, portanto, estão em perfeita harmonia.



MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog