SOLUÇÃO: Não há contradição porque as afirmações referem-se a diferentes aspectos da experiência de Israel. Em Oséias 8:13, Deus está lembrando o pecado de Israel de adorar outros deuses. Em seu coração, o povo de Israel estava sempre "retornando ao Egito". Em Oséias 11:5, Deus está reiterando a promessa de Deuteronômio 17:16, de que Israel não retornaria ao cativeiro do Egito.
Embora Deus fosse punir o seu povo pelo pecado, ele não faria com que seus filhos voltassem ao cativeiro do Egito. Pelo contrário, faria com que os exércitos assírios viessem como juízo sobre o povo, e Israel seria levado cativo por esse inimigo estrangeiro. Em várias ocasiões Israel procurou ajuda do Egito contra os assírios. A promessa de que eles não retornariam ao Egito não era apenas uma reafirmação da promessa de Deuteronômio 17:16, mas era também uma advertência de que o Egito não mais teria como ajudar Israel contra os invasores assírios.
Embora o coração deles tivesse se desviado do Senhor, voltando-se à influência paga do Egito, Deus não os forçaria a voltar para lá. Pelo contrário, ele quebraria o elo de ligação com o Egito, no qual Israel continuava depositando a sua confiança, em vez de em seu Deus. Ele faria isso trazendo sobre eles o cativeiro assírio. Estas duas afirmações, portanto, estão em perfeita harmonia.
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.