O cego foi curado por Jesus quando este entrava ou saía de Jerico? Mateus 20:29-34 (cf. Mc 10:46-52; Lc 18:35-43)

PROBLEMA: De acordo com Lucas, um cego foi curado quando Jesus entrava na cidade de Jerico (18:35), porém Mateus e Marcos declaram que a cura aconteceu quando Jesus deixava a cidade de Jerico. De novo, os relatos parecem não estar de acordo.

SOLUÇÃO: Alguns crêem que, segundo Lucas, a cura na verdade aconteceu quando Jesus saía de Jerico, dizendo que foi apenas o primeiro contato o que se deu "ao aproximar-se ele de Jerico" (Lc 18:35), e que o cego deve tê-lo seguido por toda a cidade, já que ele não parava de clamar a Jesus que o curasse (vv. 38-39). Mas isso parece ser improvável, já que o versículo seguinte (19:1), logo depois da cura, diz: "entrando em Jerico, atravessava Jesus a cidade".

Outros respondem a essa questão observando que havia duas Jericos, a velha e a nova, de forma que Jesus saiu por uma e entrou pela outra.

Ainda outros sugerem que se trata de dois eventos distintos. Mateus e Marcos afirmam claramente que a cura ocorreu quando Jesus deixou a cidade (Mt 20:29; Mc 10:46). Lucas, porém, fala de Jesus ter curado um cego quando entrava na cidade. A base disso é o fato de que Lucas refere-se apenas a uma "multidão" de pessoas com Jesus, ao entrarem na cidade (18:36), mas tanto Mateus (20:29) como Marcos (10:46) destacam o ponto de que a multidão era, respectivamente, "grande" e "numerosa", quando Jesus saiu da cidade.

Se a notícia da cura milagrosa feita na entrada da cidade tivesse se espalhado por toda Jerico, isso explicaria o aumento do número de pessoas da multidão e por que dois cegos permaneciam do outro lado da cidade, esperando o momento de pleitear a cura a Jesus. É possível que o primeiro cego curado tenha ido depressa contar a seus amigos, também cegos, o que lhe acontecera. Ou quem sabe os outros dois cegos já estivessem postados do outro lado da cidade, mendigando no seu lugar costumeiro.

De qualquer forma, não há uma dificuldade intransponível nessa passagem. Os dois relatos podem ser entendidos de uma maneira perfeitamente compatível.


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog