SOLUÇÃO: O contexto em Mateus indica que Jesus está falando sobre o que é humanamente impossível, ao passo que Hebreus nos informa de que algumas coisas (como, por exemplo, mentir) são realmente impossíveis para Deus. Observe que, na frase precedente, Jesus disse: "isto é impossível aos homens", indicando que ele estava falando acerca do que é humanamente impossível, mas possível para Deus. Entretanto, há algumas coisas que Deus mesmo não pode fazer.
Por exemplo, ele não pode fazer nada que esteja em contradição com a sua natureza, como por exemplo cessar de ser Deus, ou deixar de ser santo, ou fazer algo que seja logicamente impossível (como fazer um círculo quadrado ou forçar alguém a amá-lo por sua livre vontade). Deus não pode fazer uma pedra tão grande que ele não consiga levantá-la, pois o que é criado não pode ser maior do que o Criador. Entretanto, Deus pode fazer qualquer coisa que seja possível fazer. Ele é todo-poderoso (onipotente), o "El Shadai" (cf.Jó 5:17; 6:14; 42:2).
Eu acho que isso tem a ver também com o fato do verbo "poder" ter vários significados, né? Tipo, eu sei que a Bíblia não foi escrita em português, e que pra confirmar isso a gente teria que pegar uma cópia no idioma original, mas a minha teoria funciona mais ou menos assim:
ResponderExcluir"Deus pode fazer isso" tem vários significados possíveis, entre eles:
1 - "Deus tem capacidade de fazer isso", que seria o significado em Mt 19:26
2 - "Há uma chance de Deus fazer isso", que seria o significado em Hb 6:18
Viajei muito ou é mais ou menos isso?