Há um erro de Mateus ou de Lucas, no registro da tentação de Cristo no deserto? Mateus 4:5-10 (cf. Lucas 4:5-12)

PROBLEMA: De acordo com Mateus e Lucas, a primeira tentação foi a de transformar pedras em pão para satisfazer a fome de Jesus. De acordo com Mateus, a segunda tentação aconteceu no pináculo do templo, e a terceira envolveu todos os reinos do mundo. Entretanto, embora Lucas mencione esses mesmos dois eventos, ele o faz pela ordem inversa - os reinos do mundo são mencionados em segundo lugar e o pináculo do templo, em terceiro. Qual é então a ordem correta?

SOLUÇÃO: Pode ser que Mateus esteja descrevendo essas tentações em ordem cronológica, ao passo que Lucas se ateve à ordem que propiciassem clímax, ou seja, conforme os tópicos envolvidos. Isso para expressar clímax que Lucas desejava enfatizar. Observe que Mateus 4:5 começa com a palavra "então", e o versículo 8 tem a palavra "ainda". No grego, essas palavras sugerem uma certa ordem seqüencial dos eventos. Já no relato de Lucas, porém, o versículo 5 começa com um simples "e", e o versículo 9 com uma palavra que no grego corresponde a "e" ou "também" (veja SBTB). O grego, no registro de Lucas, não indica necessariamente uma ordem seqüencial dos eventos. Além disso, não há discordância alguma quanto ao fato de que essas tentações realmente ocorreram.



MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog