Israel imitou os pagãos, ou não? Ezequiel 16:47

PROBLEMA: De acordo com Ezequiel 5:7, os israelitas foram condenados porque tinham sido "mais rebeldes do que as nações" ao seu redor . Contudo, segundo Ezequiel 16:47, eles foram condenados por Deus, que disse: "Todavia não andaste nos seus caminhos, nem fizeste conforme as suas abominações" (SBTB).

SOLUÇÃO: Há duas possíveis explicações para este caso. Alguns sustentam que os israelitas tinham imitado as nações pagas em alguns aspectos, mas não em todos. Eles não chegaram ao ponto de incorrer no mesmo juízo que Deus lançou sobre as nações ao seu redor, embora o seu procedimento não estivesse sendo de acordo com a lei de Deus.

Outros explicam que os dois textos mostram que eles não estavam apenas imitando os pagãos, mas que tinham ido muito além, na corrupção moral. Quando a segunda passagem é tomada em sua totalidade, isso se torna mais claro:

"Todavia não andaste nos seus caminhos, nem fizeste conforme as suas abominações; mas como se isto fora mui pouco, ainda te corrompeste mais do que elas, em todos os teus caminhos" (SBTB)*

Em outras palavras, eles não eram como os pagãos; eles eram piores do que eles! Os judeus não estavam imitando os pagãos; o mal os tinha tomado de tal forma, que eles eram os que lideravam o mal.



* O texto da ARA esclarece melhor ao colocar após cada negativa a palavra "só": "Todavia, não só andaste nos seus caminhos, nem só fizeste segundo as suas abominações,...". (N. do T.)



MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog