SOLUÇÃO: Tais ordens aparentemente contraditórias referem-se a dois períodos diferentes. É verdade que a missão original de Jesus foi para os judeus. Mas as Escrituras testificam que ele "veio para o que era seu, e os seus não o receberam" (Jo 1:11). A posição oficial dos judeus foi a de rejeitá-lo como o seu Messias, e crucificaram-no (Mt 27; Mc 14; Lc 22; Jo 18).
Foi depois da crucificação e ressurreição de Jesus, portanto, que a missão dos discípulos passou a ser ir às nações, cumprindo-se, assim, as profecias quanto aos gentios. Dessa forma, o apóstolo Paulo pôde dizer aos cristãos de Roma que o Evangelho era "primeiro do judeu e também do grego" (Rm 1:16). Por causa da sua rejeição a Jesus, a nação de Israel foi cortada (Rm 11:19), mas, quando futuramente se completar a "plenitude dos gentios" (11:25), então Israel será enxertada de novo (11:23,26).
É certo que, mesmo tendo sido a missão de Jesus oficialmente para os judeus, ele não negligenciou os gentios. Ele curou a filha da mulher siro-fenícia (Mc 7:24-30) e saiu para ministrar à mulher samaritana (Jo 4). Ele disse a seus discípulos de antemão que a sua obra (a ser feita por intermédio deles) iria alcançar os gentios (Jo 10:16), e a sua grande comissão for para que fizessem "discípulos de todas as nações" (Mt 28:18-20). Mas, tanto por uma questão de prioridade como de tempo, a mensagem de Cristo veio primeiro para o judeu e depois para o gentio. A diferença, então, entre as duas colocações feitas naqueles versículos pode ser posta do a lado da seguinte maneira:
JESUS VEIO PARA OS JUDEUS | JESUS VEIO PARA OS GENTIOS TAMBÉM |
Oficialmente Inicialmente Primeiramente Antes de sua rejeição | Realmente Subseqüentemente Em segundo lugar Depois de sua rejeição |
mas no antigo testamento vemos o amor de Deus pelos gentios de ninive enviando jonas para pregar o arrependimento
ResponderExcluir