Jesus veio tão-somente para os judeus, ou também para os gentios? Mateus 10:5-6

PROBLEMA: Jesus disse a seus discípulos que fizessem "discípulos de todas as nações" (Mt 28:19), porque ele tinha "outras ovelhas, não deste aprisco" (Jo 10:16). Até mesmo os profetas do AT declararam que Jesus seria "luz para os gentios" (Is 49:6). Contudo, o próprio Jesus instruiu os seus discípulos: "Não tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos" (Mt 10:5). Mais tarde, ele afirmou: "Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mt 15:24).

SOLUÇÃO: Tais ordens aparentemente contraditórias referem-se a dois períodos diferentes. É verdade que a missão original de Jesus foi para os judeus. Mas as Escrituras testificam que ele "veio para o que era seu, e os seus não o receberam" (Jo 1:11). A posição oficial dos judeus foi a de rejeitá-lo como o seu Messias, e crucificaram-no (Mt 27; Mc 14; Lc 22; Jo 18).

Foi depois da crucificação e ressurreição de Jesus, portanto, que a missão dos discípulos passou a ser ir às nações, cumprindo-se, assim, as profecias quanto aos gentios. Dessa forma, o apóstolo Paulo pôde dizer aos cristãos de Roma que o Evangelho era "primeiro do judeu e também do grego" (Rm 1:16). Por causa da sua rejeição a Jesus, a nação de Israel foi cortada (Rm 11:19), mas, quando futuramente se completar a "plenitude dos gentios" (11:25), então Israel será enxertada de novo (11:23,26).

É certo que, mesmo tendo sido a missão de Jesus oficialmente para os judeus, ele não negligenciou os gentios. Ele curou a filha da mulher siro-fenícia (Mc 7:24-30) e saiu para ministrar à mulher samaritana (Jo 4). Ele disse a seus discípulos de antemão que a sua obra (a ser feita por intermédio deles) iria alcançar os gentios (Jo 10:16), e a sua grande comissão for para que fizessem "discípulos de todas as nações" (Mt 28:18-20). Mas, tanto por uma questão de prioridade como de tempo, a mensagem de Cristo veio primeiro para o judeu e depois para o gentio. A diferença, então, entre as duas colocações feitas naqueles versículos pode ser posta do a lado da seguinte maneira:


JESUS VEIO PARA OS JUDEUS
JESUS VEIO PARA OS GENTIOS TAMBÉM

Oficialmente
Inicialmente
Primeiramente
Antes de sua rejeição


Realmente
Subseqüentemente
Em segundo lugar
Depois de sua rejeição



MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog