Foram dois os jumentos envolvidos na entrada triunfal, ou foi apenas um? Mateus 21:2 (cf. Mc 11:2; Lc 19:30)

PROBLEMA: O relato de Mateus registra que Jesus solicitou a dois discípulos que fossem a uma vila e pegassem dois jumentos. Mas conforme Marcos e Lucas, ele solicitou que os dois discípulos pegassem apenas o jumentinho.

SOLUÇÃO: Os dois animais estavam envolvidos na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Não há erro nos relatos porque Marcos e Lucas mencionam apenas o jumentinho (pólos) e Mateus refere-se ao jumentinho (põlos, 21:5) e sua mãe. A passagem em Mateus destaca o cumprimento literal da profecia de Zacarias 9:9, que afirma: "eis aí te viem o teu Rei,... humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta". A versão grega do AT usa a mesma palavra para jumentinho (põlos) usada no NT.

Mateus afirma literalmente que, uma vez tendo os discípulos posto em cima dos animais as suas vestes, Jesus montou sobre elas, ou seja, suas vestes. O evangelista não diz que Jesus cavalgou sobre os dois: a mãe e o jumentinho. Ele afirma apenas que Jesus sentou-se sobre as vestes que os discípulos tinham colocado sobre os animais. Talvez tenham colocado algumas vestes na mãe e outras no jumentinho, e talvez Jesus tenha se sentado sobre aquelas vestes que estavam sobre o jumentinho. O fato é que o texto de Mateus simplesmente não diz em qual dos dois animais Jesus se sentou.

Marcos e Lucas mencionaram em que animal Jesus montou, ao passo que Mateus mencionou a presença da mãe do jumentinho. Ela pode ter sido necessária por ser o animal muito jovem. Marcos 11:12 afirma que ninguém tinha montado naquele jumentinho, e que ele estaria levando um passageiro em meio a uma barulhenta multidão (Mc 11:9). É possível que a mãe tenha sido levada junto para ser um meio de acalmar o filhote.


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog