O pecado de Sodoma foi egoísmo, e não o homossexualismo? Ezequiel 16:49

PROBLEMA: Ezequiel descreveu o pecado de Sodoma como sendo o egoísmo: "Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado". Nenhuma menção é feita ao pecado do homossexualismo, nem aos demais pecados do sexo pervertido. Ao contrário da visão tradicional, Sodoma aparentemente foi condenada apenas porque o seu povo era egoísta, e não por terem sido homossexuais.

SOLUÇÃO: O pecado de Sodoma não foi apenas o egoísmo, mas também o homossexualismo. Isso fica evidente ao considerarmos os seguintes fatos. Primeiro, o contexto de Gênesis 19 revela que a sua perversão era sexual (veja os comentários de Gênesis 19:8).

Segundo, o pecado do egoísmo relatado por Ezequiel (16:49) não exclui o pecado do homossexualismo. A propósito, os pecados sexuais são uma forma de egoísmo, já que eles representam a satisfação das paixões carnais.

Terceiro, por chamar o pecado deles de "abominações", o versículo imediato (v. 50) mostra que eram pecados sexuais. Esta é a mesma palavra usada para descrever os pecados do homossexualismo em Levítico 18:22.

Quarto, a notória natureza da perversidade sexual de Sodoma é revelada na palavra "sodomia", que veio a ter o significado de prática homossexual.

Quinto, o pecado de Sodoma é referido em outro texto das Escrituras como tendo sido o da perversão sexual. Judas destaca que o pecado de Sodoma foi na área do sexo pervertido, ao dizer: "como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição..." (v. 7).


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

1 comentários:

Márcia Almeida disse...

A paz do Senhor. Venho em paz, como filha de Deus e como quem não há muito tempo atrás viria contestá-lo sem paz alguma. Posto este comentário pelo propósito desta postagem ser dar respostas ao questionamento proposto. Digo que estas respostas não solucionam o problema. Ao final da minha fala, cito o versículo que baseia o homossexualismo como reprovável em todo o tempo pela Bíblia.

Em Gn 19:8 não fica claro que o pecado de Sodoma era o homossexualismo, ao menos não na minha Thompson, Almeida edição contemporânea. Na minha opinião isso é uma interpretação possível.

Ez 16:49 também não deixa claro que foi o homossexualismo o pecado de Sodoma. É uma interpretação possível e plausível, mas não concreta dizer que o egoísmo se referia a este pecado sexual específico.

Também não é concreto dizer que pelo uso da mesma qualidade de abominável nos dois contextos, Deus se referiu à mesma coisa. Muito provável que sim, mas isso é contestável para quem tem espírito de confusão e procura a contenda.

Quanto ao quarto argumento, é justamente contestando isto que se questiona se Sodoma e Gomorra foram destruidas por causa do homossexualismo. O fato de a palavra sodomia ter saído de Sodoma pode ter sido por uma interpretação, simplesmente. É uma derivação criada na língua portuguesa e não na Bíblia.

Por fim, o último argumento simplesmente não se encaixa. Judas fala de prostituição, e não há só um tipo de perversão sexual. Claro que é pouquíssimo provável que o homossexualismo não estivesse incluso, mas isso é muito contestável.

Para mim, a bem da verdade, Sodoma e Gomorra foram destruídas por diversas razões, e não creio que tenha tido uma ou outra principal. Que o Espírito Santo me elucide se estou certa ou errada.

Há, porém, na Bíblia uma postura totalmente clara que mostra sem contestação o que Deus pensa a cerca do homossexualismo FEMININO e masculino, porque é o único lugar que se refere às mulheres (motivo pelo qual eu já discuti muitas vezes antes de me voltar para Deus): Romanos 1:26 e 27.

Obs.: Diz lá que Deus entregou os homens as concupisciencias da carne. Em outras línguas, este "entregar" é no sentido de "deixar que fossem", o que mostra que Ele os amava, mas foi negado por eles e não se voltou mais para eles.


Então, independe se Sodoma e Gomorra tiveram ou não homossexualismo. O fato é que é pecado. E Deus nos ama infinitamente, mas odeia o pecado.

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog